Prefeitura de Caratinga lança editais da Lei Paulo Gustavo

Publicado por Sérgio Henrique, 01/09/2023

Conforme anunciado na manhã de ontem, a Prefeitura de Caratinga, através da Superintendência de Cultura e Esporte, realizou na tarde de hoje,01/09 o guardado lançamento dos dois editais da Lei Paulo Gustavo. A iniciativa visa fomentar a cultura em Caratinga, contribuindo para o enriquecimento da vida cultural da cidade, honrando o nome do saudoso comediante Paulo Gustavo que sempre incentivou a cultura e o esporte no Brasil. O Município de Caratinga foi contemplado com um valor total de R$ 804.156,07, distribuídos em dois editais que contempla diversas áreas da cultura.

Veja as Categorias dos projetos previstas nos editais:

Categoria 1 e 2: Produção de Longa-Metragem com Protagonismo Negro e Produção de Curta-Metragem

Categoria 3 e 4: Produção de Documentário e Produção de Videoclipes

Categoria 5 e 6: Cinema Itinerante e Ação de Cinema de Rua

As inscrições para todas as categorias estarão abertas a partir de 1º de setembro de 2023 e se encerrarão no dia 18 de setembro de 2023. Portanto, os interessados têm um período de duas semanas para preparar suas propostas e submetê-las para avaliação. As categorias contempladas pelo edital incluem teatro, dança, música, literatura, artes visuais, esportes individuais e coletivos, entre outras manifestações culturais e esportivas.

Para se inscrever, os proponentes devem baixar o edital disponível nos links abaixo e depois realizar a sua inscrição nos formulários destinados a cada uma das categorias. Ainda é necessário que os interessados baixem os anexos correspondentes a cada edital e faça o preenchimento dos que forem necessários para a categoria em que irá concorrer.

A Lei Paulo Gustavo representa um compromisso da Prefeitura de Caratinga em apoiar e fortalecer a cultura na cidade, reconhecendo a importância dessas áreas para o desenvolvimento social, econômico e cultural do município. “Estamos muito entusiasmados em lançar este edital, que homenageia o querido Paulo Gustavo e, ao mesmo tempo, oferece uma oportunidade para que nossa comunidade possa brilhar no cenário cultural e esportivo. Queremos incentivar a criatividade e o talento local, proporcionando recursos para que esses projetos se concretizem e tragam benefícios para nossa cidade”, afirmou o Superintendente de Cultura e Esporte de Caratinga, Rainer Alves.

Editais e Anexos:

Edital de Audiovisual clique aqui

Para acessar os Anexos do Edital de Audiovisual clique aqui

Edital das Demais Áreas da Cultura clique aqui

Para acessar os Anexos do Edital das Demais Áreas da Cultura clique aqui

Links para inscrição por categoria:

Edital 1 Audiovisual:

Categorias 1 e 2 – Produção de Longa-Metragem com Protagonismo Negro e Produção de Curta-Metragem Esta categoria busca projetos que valorizem e promovam o protagonismo negro na produção audiovisual, tanto em longas-metragens quanto em curtas-metragens.

Link para o formulário de inscrição: https://forms.gle/QDcpSM9dxxeTkTu68

Categorias 3 e 4 – Produção de Documentário e Produção de Videoclipes Se você tem o talento para contar histórias reais através de documentários, ou deseja explorar sua criatividade na produção de videoclipes, esta categoria é ideal para você.

Link para o formulário de inscrição: https://forms.gle/boyzeWJjoK52532M9

Categorias 5 e 6 – Cinema Itinerante e Ação de Cinema de Rua Nestas categorias, procuramos projetos que levem o cinema para além das salas convencionais, impactando a comunidade por meio de exibições itinerantes e ações de cinema em espaços públicos.

Link para o formulário de inscrição:  https://forms.gle/oXzdt6ZhAKi8R3EPA

Categorias 7 e 8 – Apoio à Realização de Ação de Formação Audiovisual e Apoio a Mostras e Festivais Se você é um educador ou deseja promover a formação audiovisual, a primeira categoria é dedicada a projetos de capacitação. Já a segunda categoria visa fortalecer a realização de mostras e festivais que enriqueçam nossa cena cultural.

Link para o formulário de inscrição: https://forms.gle/yDAx6acHUsWmmjh78

Edital 002 – Demais áreas da cultura:

Edital Demais Áreas da Cultura – Categorias Variadas Para os talentos que atuam em áreas culturais diversas, esta categoria oferece espaço para projetos que enriqueçam a cultura local em diferentes segmentos.

Link: https://forms.gle/Pva5xM5HGA8YC3su7

Em caso de dúvidas ou para mais informações entre em contato com a Superintendência de cultura e Esporte através que fica na Praça Cesário Alvim n° 01 – 3° Andar ou pelo telefone (33) 3329 – 8055.