Outubro Rosa: Fatores de risco para o câncer de mama

Publicado por Sérgio Henrique, 14/10/2022

O Médico Ginecologista e Mastologista, da rede municipal de Caratinga, Dr. Armando Arreguy @armando.arreguy alerta para os fatores que podem aumentar as chances de desenvolver o câncer de mama:

– Obesidade;

– Sedentarismo;

– Uso de bebidas alcoólicas;

– Primeira menstruação precoce;

– Menopausa tardia;

– Fatores Genéticos, como a presença dos genes BRCA1 e BRCA2;

– Histórico de doença na família, principalmente mãe e tia;

– Mulheres que não tiveram filhos, ou as que tiveram, mas não amamentaram.

Todos estes, são fatores que podem aumentar as chances de desenvolver a doença, por isso a importância de manter seus exames ginecológicos em dia, conforme as recomendações médicas e de acordo com a sua faixa etária, principalmente se você possui um ou mais destes fatores de risco.

A Prefeitura de Caratinga oferta exames de mamografia e preventivo do colo do útero durante todo o ano através de agendamento nas unidades de saúde. A oferta foi triplicada durante o mês de outubro. Então se você precisa ficar em dia com seus exames procure o seu posto de saúde. Uma ótima oportunidade é fazer isso amanhã, sábado dia 15, quando acontece o dia D do “Outubro Rosa”. Todas as unidades de saúde do município, (sede e dos distritos), estarão de portas abertas das 08h ás 16h realizando agendamento de mamografia e coleta de preventivo para as pacientes que agendaram previamente. Quem comparecer às unidades de saúde poderá realizar ainda testes rápidos de HIV, Sífilis e hepatites virais.

Clique aqui para assistir o vídeo no Instagram com o Dr. Armando Arreguy falando dos fatores de risco para o câncer de mama.