PRIMEIRO LIRAA DE 2023 APRESENTA MÉDIO RISCO DE INFESTAÇÃO DE ARBOVIROES EM CARATINGA

Publicado por Sérgio Henrique, 17/01/2023
Compartilhe esta notícia

A Secretaria Municipal de Saúde de Caratinga, através da Seção de Controle de Endemias, realizou entre os dias 09 e 11 de janeiro de 2023 o 1º Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), que apresentou resultado de infestação predial de 3,7%. O resultado representa MÉDIO RISCO para epidemia das arboviroses no Município. O último LIRAa realizado no município de Caratinga, entre 24 e 26 de outubro de 2022 apresentou resultado de infestação predial de 1,1%.

O Levantamento possibilitará a implementação de ações necessárias para a redução dos índices de infestação do vetor nas áreas consideradas de maior risco para proliferação do mosquito transmissor das arboviroses e, assim forma, reduzir o índice de infestação predial para o que é preconizado pelo Ministério da Saúde como ideal para o controle de arboviroses, que é abaixo de 1%.

De acordo com o Diretor de do Departamento de Epidemiologia e Estatística, Juan Almeida Cruz Costa, este é um período de alta infestação do Aedes aegypti. “No verão, com as chuvas frequentes e o calor típico da estação, se cria um ambiente favorável para a proliferação do Aedes Aegypti, principalmente quando há locais de acumulam água e se tornam criadores do mosquito.

“Após as chuvas, a população deve verificar se na casa tem algum lugar ou vasilha que encheu de água. É importante que além de jogar fora essa água acumulada, que esses locais sejam lavados com sabão ou cloro, explica.