Dezembro Vermelho: Prefeitura reforça ações de conscientização e prevenção contra o HIV

Publicado por Ícaro Vieira, 30/11/2021
Compartilhe esta notícia
Hoje dia 01 de Dezembro é o Dia mundial da Luta Contra a AIDS e marca o início das ações alusivas ao Dezembro Vermelho. A campanha instituída pela Lei nº 13.504/2017, busca chamar a atenção para a prevenção, a assistência e a proteção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV.
Nesta quarta-feira equipes do Departamento de Promoção a saúde e do SAE ( Serviço de Assistência Especializada) estarão em uma tenda no Calçadão da Rua Miguel de Castro das 08H às 17H, realizando um trabalho de conscientização sobre a prevenção e o enfrentamento ao HIV/Aids e às demais infecções sexualmente transmissíveis.
Testagem rápida
As pessoas que passarem pelo local poderão agendar um teste rápido para detecção do HIV, que será realizado posteriormente na sede do SAE, na Rua Princesa Isabel, 180 – Centro/ Caratinga.
A recomendação é que façam o teste pessoas com vida sexualmente ativa, quem teve relação sem camisinha, compartilhou agulhas e seringas, grávidas ou pretendentes, ou em caso de gravidez da parceira. O exame é realizado a partir da coleta de uma gota de sangue da ponta do dedo. É seguro, sigiloso e dura apenas 30 minutos.
Caso o resultado seja positivo, a pessoa é acolhida e passa a receber tratamento e acompanhamento da equipe do Serviço de Atenção Especializada em Infecções Sexualmente Transmissíveis, HIV/Aids e Hepatites Virais – SAE Caratinga. O serviço conta com uma equipe multidisciplinar composta por equipe de enfermagem, médica, farmacêutica, serviço social, nutrição e psicologia.