Casos notificados de arboviroses mantém tendência de alta em Caratinga

Publicado por Sérgio Henrique, 07/02/2024
A Secretaria Municipal de Saúde de Caratinga, por meio da Superintendência de Vigilância em Saúde, divulgou nesta quarta-feira, 7 de fevereiro, o Perfil Epidemiológico das Arboviroses no Município até 06/02/2024. No total, foram notificados 1.274 casos suspeitos de arboviroses no período.

Dos casos notificados, 571 correspondem a homens e 703 a mulheres. As faixas etárias mais afetadas são: de 20 a 49 anos, (654 notificações), seguida por pessoas de 60 a 79 anos (185 casos) e de 50 a 59 anos (173 casos).

Os bairros com maior número de notificações são Nossa Senhora Aparecida (226 casos), Esperança (142), limoeiro (126), Santo Antônio (113), Anápolis (112), Santa Cruz (110), Centro (93) e Dr. Eduardo (68).

Até o momento, os resultados dos exames enviados à Fundação Ezequiel Dias (FUNED) confirmaram 21 casos de dengue e 23 de Chikungunya. Um total de 23 pessoas precisaram ser hospitalizadas para receberem tratamento.
A Secretaria Municipal de Saúde mantém de forma intensiva ações de combate ao mosquito Aedes aegypti em bairros com maior incidência, incluindo a aplicação de Ultra Baixo Volume (UBV) leve, técnica eficaz na eliminação do mosquito em áreas de difícil acesso.

Mais uma vez a Prefeitura de Caratinga pede a colaboração da população para adotar medidas simples, como eliminar recipientes que acumulem água parada, manter caixas d’água vedadas e descartar lixo corretamente, são atitudes essenciais para evitar a proliferação do mosquito. A colaboração de todos é vital para preservar a saúde coletiva.