Semana Nacional de Redução de Riscos e Desastres

Publicado por Ícaro Vieira, 18/10/2022

A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Caratinga realiza entre os dias 19 e 22 de outubro a “Semana Nacional de Redução de Riscos e Desastres”. A iniciativa conta com diversas ações que visam intensificar o trabalho de conscientização sobre as medidas de prevenção e mitigação contra riscos de desastres na cidade, principalmente junto à população que vive em áreas de vulnerabilidade.

De acordo com a Diretora da Defesa Civil de Caratinga, Magda Alves, a Semana Nacional de Redução de Desastres tem a função chamar a atenção do público para os aspectos relacionados à natureza e às ações que tanto crianças quanto adultas podem praticar, em seu dia a dia, para minimizar os riscos individuais e coletivos de desastres em nossa cidade

A “Semana Nacional de Redução de Riscos e Desastres”. foi instituída a partir de decreto de 26 de setembro de 2005, pelo Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil, com o objetivo de aumentar o senso de percepção de risco da sociedade brasileira, principalmente das comunidades que vivem em áreas de risco.

Na programação estão ações de mobilização e conscientização e palestras voltadas para empresários e para a comunidade em geral. Abrindo as ações da Semana acontece no dia 19 uma distribuição de panfletos educativos nas áreas de risco do município. A ação acontecerá no Bairro Dr. Eduardo, Rua Muriaé, Rua Francisco Victor de Assis, Rua Reverendo Boanerges de Almeida Leitão, Rua Francisco Condé de Oliveira e Rua Geraldo Cevidanes.

No dia 20 acontece a palestra regularização das edificações dentro da temática de prevenção contra incêndio e pânico. A palestra acontece à partir das 18h na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Caratinga, que fica na Rua Coronel José Maria Fernandes nº 08 Loja A, no Centro.

No dia 21 haverá palestras nas Escolas Municipais Menino Jesus de Praga às 07h30, e na Escola Municipal Geraldo Marques Cevidanes às 13h30.

Encerando as atividades, no dia 22 acontece na Casa Ziraldo de Cultura, as 09h, a palestra: Primeiros Socorros em acidentes domésticos, ministrada pelo Corpo de Bombeiros.

As inscrições para as palestras podem ser feitas através dos links disponíveis no site da Prefeitura de Caratinga no https://www.caratinga.mg.gov.br e no perfil oficial do município no Instagram: https://linktr.ee/PrefeituradeCaratinga