Primeiro Mutirão de Catarata de 2024 em Caratinga: Cerca de 70 pessoas beneficiadas

Publicado por Sérgio Henrique, 02/02/2024

A Prefeitura de Caratinga, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza neste domingo (04/02), no Hospital Nossa Senhora Auxiliadora, o primeiro mutirão de cirurgias de catarata de 2024. A iniciativa beneficiará cerca de 70 pessoas que aguardavam pelo procedimento.

A catarata é uma doença que causa a opacidade do cristalino, lente natural do olho, e leva à perda progressiva da visão. A cirurgia de catarata é um procedimento simples e seguro que restaura a visão dos pacientes.

Mais de 500 cirurgias previstas para 2024

Em 2022, o município realizou 336 cirurgias de catarata. Já em 2023, foram 420 procedimentos. A estimativa para 2024 é realizar mais de 500 cirurgias. Desde 2017, ano a ano, a Prefeitura de Caratinga zera a fila de espera de cirurgias de catarata no município.

O Prefeito de Caratinga, Dr. Welington Moreira de Oliveira, destaca a importância do mutirão para a qualidade de vida dos pacientes. “Com esse mutirão, cerca de 70 pessoas voltarão a enxergar melhor e a realizar suas atividades diárias com mais independência e segurança. Devolver a visão é devolver a qualidade de vida”, afirma o Prefeito.

Investimento em saúde

Todos os procedimentos do mutirão são custeados com recursos próprios do município, através da Secretaria Municipal de Saúde. Apenas no mutirão deste domingo, a Prefeitura investiu R$ 133.700,00 (cento e trinta e três mil e setecentos reais).

Mutirão de Catarata: um compromisso com a saúde da população

O mutirão de cirurgias de catarata é mais uma ação da Prefeitura de Caratinga que demonstra o compromisso com a saúde da população. A iniciativa garante o acesso a um tratamento eficaz e seguro para pessoas que aguardavam pelo procedimento, proporcionando mais qualidade de vida e bem-estar.