“Conselho” é bom…

Publicado por Comunicação, 31/01/2018
Compartilhe esta notícia

Continuando na ‘série’ “CARATINGA MELHOR EM UM CAPÍTULO POR VEZ”…

No capítulo “CONSELHO” É BOM…

…Vamos tratar da criação, função e importância dos Conselhos Municipais; por que eles existem e para quê existem.

Já pensou em governar uma cidade? Como seria interessante que suas opiniões contribuíssem diretamente com as decisões tomadas na administração do seu Município? Pois isso é possível e desejável. Por isso são criados os Conselhos Municipais. E eles formam elos de participações sociais imprescindíveis para o bom exercício da cidadania e o desenvolvimento das cidades e da nação.

Eles são formados por 60% de voluntários da sociedade (civil) e 40% de voluntários do poder executivo. É proposto que a maior parcela seja composta por membros da sociedade, justamente para que as decisões tomadas sejam diretamente influenciadas pelo realismo e a vivência das dificuldades da população.

É desafiador, no entanto, encontrar os voluntários da sociedade civil, por isso um dos apelos desta gestão é que haja maior participação da população para que a Administração seja participativa. As reuniões dos conselhos são abertas, podendo participar qualquer pessoas interessada em acrescentar.

São vários os segmentos, Saúde, Educação, Turismo, Meio Ambiente, Desenvolvimento Social, e outros. Havendo interesse em participar do Conselho de alguma área específica, é preciso apenas fazer contato com a secretaria correspondente para inteirar-se do local e data da reunião.

Nesta semana, o Prefeito – Welington Moreira empossou a formação de dois conselhos para 2018. Deu posse aos conselheiros da saúde e o de Turismo, como pode ser visto nos registros fotográficos aqui divulgados.

A atual gestão entende que a Administração participativa representa ganhos no desenvolvimento da nossa cidade, e por isso deseja ter você como coparticipante do nosso desenvolvimento.