Tratamento Pre-Exposição ao HIV já está disponível em Caratinga

Publicado por Sérgio Henrique, 27/12/2022
Compartilhe esta notícia

Desde o dia 01 de dezembro o município de Caratinga disponibiliza gratuitamente para a população o tratamento de Profilaxia Pré-Exposição (PrEP). A PrEP é um tratamento que faz parte de um conjunto de ações de prevenção combinada para o enfrentamento do vírus HIV, utilizado em vários países.  É uma terapia eficaz de prevenção ofertada às pessoas em situação de maior vulnerabilidade ao HIV, baseada na combinação de dois medicamentos (tenofovir e entricitabina, em um único comprimido) que fortalecem o organismo no enfrentamento a um possível contato com o vírus reduzindo em mais de 90% as chances de uma pessoa se infectar quando exposta ao HIV. O medicamento começa a fazer efeito entre 7 e 20 dias de uso, dependendo do tipo de relação sexual.

Atendimento

De acordo com a preconização do Ministério da Saúde a PrEP está indicada somente para pessoas com maior chance de se infectar, levando em consideração as práticas sexuais e os contatos de maior vulnerabilidade. Estes grupos contemplam: gays e outros homens que fazem sexo com homens; pessoas trans; trabalhadores do sexo; pessoas com parceiros infectados por HIV; pessoas com recorrência de IST’s (infecção sexualmente transmissível); e pessoas que fazem uso repetido de PEP (profilaxia pós exposição sexual).

Em Caratinga o tratamento é ofertado de forma gratuita através do SAE (Serviço de Atenção Especializada) que funciona na Rua Princesa Isabel nº 180, no centro.  Para receber o tratamento é necessário passar por uma avaliação médica. Para agendar a avaliação basta ligar 33-3329-8057 de segunda a sexta de 07h00 às 11h00 e das 13h00 às 17h00.