Caratinga passa a integrar Programa da ONU “Construindo Cidades Resilientes”

Publicado por Sérgio Henrique, 28/12/2022

A partir do dia 21 de dezembro Caratinga passou a integrar à Campanha Mundial da Organização da Nações Unidas (ONU) “Construindo Cidades Resilientes”. A Campanha Global aborda questões de governabilidade local e risco urbano, a fim de ajudar os governos municipais a reduzirem riscos e aumentar a resiliência em áreas urbanas. O objetivo final do programa é garantir que as cidades se tornem inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis até 2030, contribuindo diretamente para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

De acordo com a Diretora da Defesa Civil de Caratinga, Magda Alves Pinheiro, para a ONU, uma cidade resiliente é aquela que possui capacidade de resistir, absorver e se recuperar de forma eficiente dos efeitos de um desastre, e de maneira organizada, prevenir que vidas e bens sejam perdidos. Com a participação no programa a cidade de Caratinga, através da Defesa Civil Municipal, passa a ter acesso a soluções e ferramentas que permitem a identificação de lacunas na sua capacidade de resiliência e que ações devem ser implementadas para aumentar esta capacidade.