SAMU em Caratinga

Publicado por Comunicação, 12/03/2020

Na tarde desta quarta-feira, dia 11, foi realizada uma reunião no gabinete da Prefeitura entre os prefeitos e secretários de saúde dos municípios de Caratinga, Vargem Alegre, Imbé de Minas, Inhapim, Ubaporanga, Bom Jesus do Galho, Santa Rita, Entre Folhas, São Sebastião do Anta, Piedade de Caratinga e o Superintendente Regional de Saúde de Coronel Fabriciano, Ernany de Oliveira Duque Júnior, que teve como proposta o alinhamento do início das operações da primeira etapa da implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) Regional Leste/Vale do Aço.

O Programa, que visa prestar atendimento à população da Regional de Saúde de Governador Valadares e Coronel Fabriciano,  beneficiará cerca de 1,5 milhão de usuários de 86 municípios. A previsão é que a partir do dia 31 de março os trabalhos iniciem.

De acordo com Jacqueline Marli dos Santos, Secretária Municipal de Saúde, todos os   equipamentos hospitalares que estão preparados para atendimento de urgência e emergência serão atendidos pelo SAMU. “Nesta primeira fase, os municípios terão uma ambulância básica que estará de prontidão com um motorista e um técnico de enfermagem. Em Caratinga o veículo ficará junto ao Corpo de Bombeiros. Nas próximas etapas o serviço será expandido, e demandará uma ambulância avançada com uma equipe assistencial completa, com médico, enfermeiro e técnico. Esperamos que até o final do ano o município já esteja atendendo dessa forma”, completou.