Resultado do Edital 2020 do Programa Bolsa Atleta Municipal

Publicado por Comunicação, 08/06/2020

A Prefeitura de Caratinga, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes, divulgou no diário oficial o resultado final do Edital 2020 do Programa Bolsa Atleta Municipal.

O Programa Bolsa Atleta foi instituído no município de Caratinga no ano de 2011 tendo seu primeiro edital lançado em 2012, sendo precursor entre os municípios mineiros a desenvolver tal política pública. Em 2020, serão distribuídas 35 bolsas para atletas/equipes de 11 modalidades esportivas: atletismo (19); JiuJitsu (5); Taekwondo (2); Tiro Esportivo (2); Basquete (1); Ciclismo MontainBike (1); Fisioculturismo (1); Futevôlei (1); Futsal (1); Skate (1) e Voleibol (1).

O COMEL – Conselho Municipal de Esportes e Lazer foi responsável pela seleção dos atletas/equipes contemplados. De acordo com o Presidente do Conselho, Leandro Viana, a análise dos pedidos foi realizada através de uma comissão, que, de maneira criteriosa, fez a seleção levando em consideração os resultados obtidos pelos solicitantes no ano de 2019,a relevância das conquistas e o percentual de pódios obtidos pelos atletas/equipes: “vemos ano após ano, o crescimento técnico de nossos atletas/equipes através de suas conquistas e participações nas principais competições em suas modalidades a nível estadual, nacional e até internacional. Sabemos que o recurso não cobre todos os gastos dos atletas, mas não deixa de ser uma forma de incentivo financeiro e reconhecimento esportivo. Também observamos novos talentos surgindo em diversas modalidades esportivas e a consolidação de nomes já conhecidos pela sociedade caratinguense”, afirmou.

Leandro ainda explicou como os atletas/equipes poderão fazer uso dos recursos em tempos de pandemia: “sabemos que devido à pandemia do COVID-19 todas as competições foram canceladas, e que há ainda, grande indefinição quanto ao retorno das atividades esportivas, mas o próprio edital do Programa resguarda a utilização de pelo menos 50% dos recursos para a aquisição de materiais esportivos, além disso, os atletas que competiram de janeiro a março desse ano podem utilizar as notas fiscais referentes a gastos com essas competições para a prestação de contas, desde que utilizadas de acordo com as normas do Edital vigente”.

Outro ponto importante do Programa neste ano foi extensão do prazo para participação em eventos esportivos e posterior prestação de contas até março/2021. No pleito de 2020, das 35 bolsas ofertadas, 65,7% caracterizaram-se pela renovação de contrato de bolsistas do edital 2019, pois cumpriram com os objetivos do programa e seus resultados foram relevantes. Outros 29% foram de atletas/equipes que conquistaram o beneficio de maneira inédita e 5,3% que retornaram a receber o benefício depois de uma pausa entre um edital e outro.

O Programa Bolsa Atleta Municipal distribuirá um total de R$ 70.100,00 através de bolsas esportivas com o objetivo de fomentar a participação dos atletas/equipes caratinguenses em competições esportivas a nível estadual, nacional e internacional, um aumento de 10% do valor em relação ao ano de 2019. Os atletas beneficiados deverão comprovar o gasto dos valores recebidos através de notas fiscais, sendo as parcelas liberadas somente após a devida comprovação de utilização do recurso.

É importante frisar que o Bolsa Atleta Municipal é um programa voltado ao esporte de alto rendimento. Ou seja, para atletas que já possuem uma trajetória esportiva comprovada através de resultados relevantes, com participação em competições de alto nível técnico em sua modalidade. O Programa é custeado com recursos próprios do município de Caratinga, não havendo qualquer ligação com os programas a nível estadual e federal. Confira a lista dos atletas beneficiados: