Reabertura do Hospital Nossa Senhora Auxiliadora em Caratinga

Publicado por Comunicação, 24/07/2019

A espera pela reabertura do Hospital Nossa senhora Auxiliadora chegou ao fim. Na tarde do último domingo (21) a administração do Hospital fechou a rua na entrada da instituição para a realização de uma cerimônia de manifestação de gratidão pela reabertura do Hospital e suas melhorias.

O Pe. Moacir Ramos Nogueira – provedor da instituição, abriu a cerimônia dizendo que as condições que levaram o hospital a ser reaberto foram milagrosas, e falou da soma de esforços e recursos. Mencionou o movimento “Amigos do Hospital” que reuniu voluntários como pintores e pedreiros para atuarem na reforma das salas; que recebeu empresários e doadores que subsidiaram gastos da reforma. Isto para ofertar melhores condições de atendimento aos pacientes.

Na cerimônia que também contou com homenagem ao gestor do município pólo – Dr. Welington Moreira pelo empenho e por ter renegociado com os 11 prefeitos da microrregião de Caratinga o valor de repasse das prefeituras que passou a ser três vezes maior, para que o hospital tivesse condições de ao abrir se manter aberto. E por também ter buscado recursos junto a deputados para seguir com a obra do quarto andar especializado em Hemodinâmica e que contará com mais 37 leitos de enfermaria.

O Hospital Nossa senhora Auxiliadora não só foi reaberto, sua reabertura sugere um novo marco na história da instituição que agora será administrado pelo Instituto Solidário – especializada em administração hospitalar. E que além de ter as salas reformadas e instalações refeitas, também recebeu novo centro cirúrgico, teve ampliadas as enfermarias do complexo obstétrico, ampliados os leitos da UTI Neonatal, firmada parceria com a oftalmologia, entre outras melhorias.

Em sua fala o Prefeito de Caratinga se apoiou na mitologia grega ao dizer que o Hospital, como a Fenix, ressurgiu das cinzas. Homenageado recebeu uma placa em agradecimento pelo empenho e concluiu sua participação agradecendo a contribuição e presença dos prefeitos da microrregião e de alguns deputados que se sensibilizaram com a causa.

O hospital iniciou seus atendimentos na manhã desta segunda-feira (22) com os atendimentos iniciados pelos casos de internação de pacientes transferidos da UPA, e no decorrer da semana iniciam os atendimentos com serviços de cirurgias.

Apesar de ainda não haver previsão de repasses por parte do Governo do Estado, de acordo com Jacqueline Marli dos Santos – Secretária do Município de Caratinga, os atendimentos seguirão dentro da normalidade. “É um marco para a região de saúde de Caratinga, ansiosos por esse dia e muito felizes, porque acreditamos que agora de forma efetiva o hospital estará aberto, em pleno funcionamento. Estamos muito felizes e gratos. Fizemos uma reformulação do plano de trabalho, mas, na totalidade a prestação de serviço hospitalar estará efetiva, abrimos as portas com todos os trabalhos em pleno vigor e continuo acreditando que, a princípio o Estado ainda não aportou, mas irá aportar, porque estamos fazendo nosso dever de casa”. Disse Jacqueline.