Prefeitura de Caratinga inicia capacitação para implantação do projeto Jovens “Empreendedores Primeiros Passos” nas escolas da rede municipal

Publicado por Sérgio Henrique, 19/02/2024

A Prefeitura de Caratinga, através de uma parceria entre a Secretaria de Educação e SEBRAE, está implantando nas escolas da rede municipal o Projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP). O projeto é voltado para alunos do ensino fundamental da rede pública municipal. Durante esta semana (segunda a sexta-feira) a capacitação da primeira turma de profissionais da Educação da rede municipal de ensino de Caratinga que irão desenvolver o Projeto nas escolas.

Este é um projeto cujo objetivo é estimular os adolescentes a desenvolver novas ações transformando essas ações para o mercado sustentável de trabalho. Visa ainda desenvolver uma nova consciência de trabalho na comunidade escolar, motivando os alunos a entender o mercado de trabalho, assumindo uma postura empreendedora e no futuro quem sabe a criação de seu próprio negócio.

De acordo com o consultor do Sebrae, Silvio Custódio de Souza que ministrou a capacitação, o programa busca sobretudo levar aos alunos a cultura empreendedora. O projeto “Jovens Empreendedores Primeiros Passos, JEP, carinhosamente chamado pelo SEBRAE, tem a proposta de trazer aqui para Caratinga, assim como para outras cidades de Minas Gerais que têm tido essa oportunidade, um ensino para que os professores possam levar aos alunos a cultura do empreendedorismo, principalmente focado no comportamento empreendedor. Como esse aluno, essa aluna, pode se tornar um cidadão, uma cidadã que sabe dos seus direitos, sabe dos seus deveres e consegue estabelecer um sonho, um objetivo e percorrer atrás desse objetivo. As professoras e professores que serão capacitados e serão preparados para levar isso para sala de aula em forma de oficinas, de atividades, leitura de textos, discussão de vídeos, dinâmicas de grupo. É de uma maneira divertida que se aprende a empreender e quem sabe no futuro teremos aqui excelentes profissionais, empresários e empresárias gerando emprego e renda para a nossa cidade.

A coordenadora pedagógica do ensino fundamental da rede municipal de ensino de Caratinga, Rosa Irene Toledo Nascimento, explicou como se dará a implantação do projeto no município. “Nós realizaremos o projeto JEP em quatro instituições da rede municipal de Caratinga, Escola Municipal Professora Maria do Carmo Ribeiro, Escola Municipal Dona Glorinha Rocha Abelha, Escola Municipal Menino Jesus de Praga e na Escola Municipal Sebastião dos Santos Rosa. A intenção é desenvolver o projeto-piloto nestas quatro instituições de ensino e posteriormente, disseminar esse conhecimento para as demais escolas da rede municipal de Caratinga.” Disse.