Participação histórica de Caratinga nos JEMG

Publicado por Comunicação, 06/08/2018

Os Jogos Escolares de Minas Gerais/JEMG 2018 ficarão marcados para o esporte escolar de Caratinga. Na Etapa Estadual da competição, realizada entre os dias 30 de julho e 04 de agosto no município de Uberaba, os alunos/atletas de Caratinga conquistaram 04 medalhas no Ciclismo e Voleibol. Feito inédito, tanto nos esportes individuais quanto nos esportes coletivos, o município nunca havia conquistado medalhas nessa etapa.

O voleibol masculino para alunos/atletas de 15 a 17 anos da EE Princesa Isabel já fazia história participando da Etapa Estadual pela primeira vez na modalidade, após o título da Etapa Regional em Teófilo Otoni, e por fim, acabou superando ainda mais as expectativas e terminando a competição no pódio com a medalha de bronze, consagrando a terceira melhor equipe do Estado.

No ciclismo feminino para alunas/atletas de 12 a 14 anos a conquista foi expressiva: a atleta Ana Laura Vilela da EE Princesa Isabel terminou a competição com 03 medalhas de Ouro (provas: Contrarrelógio, circuito e prova por pontos/10km), finalizando com a conquista do Tri campeonato escolar na modalidade (2016, 2017 e 2018), vencendo as 09 provas disputadas nos últimos três anos e classificando-se para os Jogos da Juventude, cuja realização é de responsabilidade do Comitê Olímpico Brasileiro – COB, como representante do Estado de Minas Gerais na competição nacional que acontecerá em novembro.

“Ao final das 03 etapas (Microrregional, Regional e Estadual), o município conquistou medalhas em 05 modalidades esportivas distintas: Voleibol, Handebol, Futsal, Peteca, Xadrez e Ciclismo. Foi um ano ímpar para o esporte escolar do município. Mérito das escolas, professores e principalmente dos alunos/atletas que se dedicaram ao máximo durante esse período. Terminamos nossa participação com a sensação de dever cumprido e cientes de que temos que melhorar ano após ano. Não podemos parar, e em agosto, já teremos o início dos Jogos Estudantis de Caratinga, que é o evento que seleciona as equipes e atletas que representaram o município em 2019”, concluiu o diretor de eventos esportivos da Prefeitura de Caratinga, Leandro Viana.

A Prefeitura de Caratinga, além do sediamento da Etapa Microrregional, também viabilizou a participação das Escolas na Etapa Regional e Estadual disponibilizando transporte de ida/volta e deslocamento interno nas cidades-sede durante as competições. Além disso, tanto a Ana Laura Vilela, quanto a equipe de voleibol são beneficiários do Programa Bolsa Atleta e Equipe Municipal.