Olimpíadas Especiais em Caratinga

Publicado por Comunicação, 28/08/2018

A fala de um dos atletas, com voz tímida e trêmula de emoção, marcou de forma contagiante a abertura das Olimpíadas Especiais em Caratinga realizada nas dependências da Unec II no último sábado (25).“Quero vencer, mas se não puder vencer, quero ser valente na tentativa!”, afirmou o pequeno garoto com braço estendido e olhar de alegria.

O projeto “Olimpíadas Especiais” é voltado para a inclusão social que, através do esporte, está construindo espaços de aceitação e inserção das pessoas com deficiência intelectual.

O evento, realizado pelo Lions Club Caratinga Itaúna e apoiado pela Prefeitura de Caratinga, foi o primeiro que reuniu APAES (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Caratinga e região.

Contou com a presença de alunos da Unec que fizeram uma performance de dança. O restante do show foi por conta dos alunos especiais que brilharam levando bandeiras, cartazes e uma tocha que percorreu todo salão até acender a pira.

Este cenário emocionante foi destacado na fala do prefeito de Caratinga, Dr. Wellington Moreira, que compôs a mesa juntamente com as autoridades responsáveis pelo evento. “Olhando para essas crianças, é possível perceber que o necessário para ser feliz é pouco. Basta uma boa porção de simplicidade recheada de esperança e uma dose de leveza”, afirmou o prefeito.

Ao final da cerimônia de abertura, todos se abraçaram e pularam de alegria só pela conquista de estarem ali, como se tivessem alcançado o pódio, antes mesmo da competição. Na sequência, seguiram para as provas preliminares de atletismo.

As equipes se revezaram com muita garra e determinação. Mas, o que ficou evidente, foi a alegria em participar. Muitos deles, mesmo perdendo algumas provas, voltavam sorrindo. Quem ganhava recebia o abraço sincero dos outros que comemoravam como se fosse deles a vitória.

Este programa, que é realizado em 180 países, foi reconhecido pelo COI – Comitê Olímpico Internacional, em 1988. É o único programa mundial de treinamento e competições esportivos para crianças, adolescentes e adultos com deficiência intelectual. O foco é dar oportunidade a todos os atletas, independentemente do nível de habilidade.

“Essa Olimpíada Especial em Caratinga marcou o primeiro evento dos muitos que virão”, garantiram os organizadores.

E os alunos excepcionais de Caratinga deram mais um exemplo de que as limitações não podem impedir nenhum esforço para o caminho da felicidade.