Mais um grupo participante do Programa Nacional de Controle do Tabagismo encerrado com chave de ouro

Mais um grupo participante do Programa Nacional de Controle do Tabagismo encerrado com chave de ouro

Publicado por Comunicação, 21/12/2018
Compartilhe esta notícia

O tabagismo é reconhecido como uma doença crônica causada pela dependência à nicotina presente nos produtos à base de tabaco. No mercado nacional e internacional há uma variedade de produtos derivados de tabaco que podem ser usados de várias formas: fumado/inalado, aspirado, mascado, absorvido pela mucosa oral. Todos contém nicotina, causam dependência e aumentam o risco de contrair doenças crônicas não transmissíveis. No Brasil, a forma predominante do uso do tabaco é o fumado.

Desde o final da década de 1980, a promoção da saúde, a gestão e a governança do controle do tabagismo no Brasil vêm sendo articuladas pelo Ministério da Saúde por meio do Instituto Nacional de Câncer (INCA), em consonância com o Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT). O Programa tem como objetivo reduzir a prevalência de fumantes e a consequente morbimortalidade relacionada ao consumo de derivados do tabaco.

Em Caratinga o Programa é coordenado pela equipe multidisciplinar do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF).No dia 19 de dezembro aconteceu o encerramento de mais um grupo participante do Programa que teve duração de cinco meses e contou com encontros semanais e quinzenais.

Aqueles que tiverem interesse em participar do próximo grupo devem comparecer ao Posto de Saúde da Família mais próximo e deixar nome e telefone. Dois novos grupos serão abertos nos dias 4 e 6 de fevereiro na academia da saúde às 19 horas.