Jogos Estudantis – Atletismo e Taekwondo

Publicado por Comunicação, 10/10/2017

Caratinga Promove Jogos Estudantis nas categorias Atletismo e Taekwondo

No último final de semana os Jogos Estudantis realizado pela Prefeitura de Caratinga através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes, em parceria com a UNEC – Centro Universitário de Caratinga, promoveu as categorias Atletismo e Taekwondo.

ATLETISMO

Durante o sábado (07) no campus II da UNEC, o atletismo contou com a participação de 19 escolas e 346 alunos nas disputas. A Escola Estadual Sudário Alves Pereira (Patrocínio) e a Escola Municipal Sebastião dos Santos Rosa (Santa Efigênia) foram as que conquistaram o maior número de medalhas na modalidade.

Leandro Felipe – Diretor de Equipamentos e Eventos Esportivos, responsável pela execução dos Jogos Estudantis 2017 em Caratinga, explica que: “o atletismo é tradicionalmente o esporte individual com o maior número de participantes nos Jogos Estudantis. É considerado o esporte “base” para todos os outros. Tem origem nos primórdios da atividade esportiva, competitiva e sagrada da história da civilização e foi idealizado como forma de testar as diversas qualidades físicas como velocidade, força, resistência, equilíbrio, flexibilidade, agilidade e coordenação motora, que são as que se usam na performance de todos os outros esportes. E por isso os esportistas das diversas modalidades são chamados ‘atletas’.”

O coordenador técnico da competição – João Coutinho, elogia a pista de atletismo usada nas competições e faz uma sugestão: “Sugiro que seja promovido mais competições de atletismo em Caratinga para que os atletas continuem a praticar e no futuro participar de intercâmbios com outro municípios e competições oficiais . E também promover cursos de reciclagem técnica para os professores mantenham-se atualizados.”

TAEKWONDO

No domingo (08) no Poliesportivo Limoeiro, o tatame do taekwondo recebeu 284 lutadores, sendo 100 mulheres e 184 homens. A faixa etária dos participantes variou entre 5 e 17 anos e as disputas aconteceram por modalidades.

A arbitragem foi realizada pela KORION – Escola de taekwondo com 30 anos de atuação em Caratinga e região.

Marcelo Cardoso de Paiva – faixa preta / 5º dan – diz que: “O esporte é a maneira mais barata de fazer com que a criança aprenda disciplina. O trabalho que a gente desenvolve é um processo educacional que desenvolvi há longa data. E esse processo envolve os alunos e os pais. As crianças e os familiares aprendem a importância da disciplina. A disciplina é a nossa base e o nosso slogan é: aqui a família faz toda a diferença. Porque todo adulto foi criança um dia e toda criança teve um pai e uma mãe.”

A atleta Agatha Vieira de Andrade – Faixa laranja – Taekwondô – 11 anos – fala da importância do esporte na vida dela: “A importância do Taekwondo pra mim é os benefícios físicos que ele me dá, o convívio com as pessoas também conta. Depois que eu comecei a fazer Taekwondo eu me desenvolvi mais, eu era fechada não falava muito, agora eu me abro mais com as pessoas e o convívio com minha família ficou melhor também. O Taekwondo é meu hobby, eu faço porque eu gosto. “

Sobre a repercussão do esporte na família e em casa, Erika Gonçalves Vieira – Mãe de Agatha, diz que: “O Taekwondo além de nos proporcionar muitas amizades, faz de todas as famílias envolvidas, uma só família. O momento em que sentamos pra ver nossos filhos nos treinos é muito importante pra eles e pra gente. Vemos a evolução deles pra melhor a cada dia, melhorias em seus comportamentos, na convivência, no caráter. O desejo de serem pessoas de bem , aprenderem a ser solidários , ajudar o próximo. Todo esse conjunto faz com que eles passem a ter um alto controle a entender que nem tudo é do jeito deles, a ter regras; e nós pais aprendemos com isso também. Além de todos os outros itens a cima, a Agatha ficou mais confiante , e ainda teve uma melhora enorme no condicionamento físico, e o corpinho ficou mais em cima (risos).”

Robson da Silva – Diretor de Esporte , aborda o reflexo do esporte na sociedade: “ Uma das coisas mais importantes que eu vejo no esporte hoje em Caratinga, é que as escolas estão aderindo as modalidades dentro delas e isso tem ajudado as crianças, a juventude da nossa cidade, a melhorarem a questão da disciplina dentro de casa, e com os próprios colegas. E estas questões são muito importantes. Eu vejo que os professores da área de educação física estão trabalhando pra fazerem bons cidadão, cidadão que Caratinga merece.”

A oportunidade de criar novos atletas está eminente, com programas assistenciais o taekwondo em Caratinga hoje, “abrande todas as classes sociais. Uma mensalidade na academia nem todo mundo pode pagar, mas a gente tem um projeto social as sextas feiras aqui no poliesportivo que acontecem a ‘0800’, a custo zero para os atletas. Aí a gente tem alguns desenvolvimentos dentro das escolas que faz com que os alunos daquela escola tenham a oportunidade de aprenderem o taekwondo. Então a gente atinge todas as classes sociais atualmente”. Disse Marcelo Cardoso de Paiva, que responde pela Korion.

Os Jogos Estudantis de Caratinga, continua! Pausa na semana do recesso escolar , dia 09/10 e retoma as competições no dia 18/10.