Aterro Sanitário

Publicado por Comunicação, 05/11/2019

Uma das preocupações da atual gestão é a readequação do Aterro Sanitário ao seu modelo ideal. Nesse sentido,  de forma gradativa, a Administração tem realizado melhorias no aterro sanitário desde 2017, o que já o colocou em condições de ser referência entre cidades vizinhas.

A Prefeitura já realizou a ampliação da área impermeável com a instalação de mais manta PEAD apropriada para que não haja contaminação do solo. Também foram feitas a remodelação das células para diferenciar a parte já aterrada da mais nova e a otimização das drenagens, com a realização da manutenção de drenos, tanto de líquido percolado como de gás, além de drenos que se encontravam entupidos e que foram refeitos.

Os acessos aos maciços (partes aterradas) e suas células foram refeitos, garantindo assim, plena circulação em toda área do aterro. A limpeza das canaletas que se encontravam obstruídas por material grosseiro e gramíneas também foi feita, além da sinalização nas áreas do aterro e a restauração da área administrativa, com pintura, caiação, instalação de telefone e internet.

Outro ponto importante nesse período de readequação foi a melhoria na compactação dos resíduos maquinários adequados ao trabalho para não ocorrer o deslizamento do maciço e carreamento de toda camada de resíduos sólidos urbanos (RSU), o que proporcionou maior eficiência no trabalho.

O Recobrimento dos resíduos é realizado diariamente, onde é feita uma cobertura à medida que as camadas são compactadas, minimizando, assim, a presença de vetores. Além da rotina diária de compactação dos resíduos, a manutenção das drenagens, vias de acesso, e toda a estrutura que compõe o aterro sanitário são feitas diariamente, sendo tomadas as providências necessárias sempre que preciso. Os serviços no aterro são realizados pela empresa Rio Novo Soluções Urbanas, que presta serviços para a Prefeitura de Caratinga.

E não para por aí! Estudos estão sendo feitos para a realização de outras melhorias.