Termina o prazo de regulamentação de túmulos e medidas são tomadas

Publicado por Comunicação, 04/01/2019

Desde 2017, o Governo municipal vem administrando uma série de ações no Cemitério Municipal São João Batista visando tornar mais respeitoso o local onde pessoas amadas por nossa população se encontram sepultadas. A regulamentação dos túmulos abandonados faz parte de uma série de melhorias projetadas para o local.

Em novembro de 2017 foi feito o primeiro chamamento para regulamentação; em janeiro de 2018 o segundo que previa a desocupação dos túmulos em abril do mesmo ano, caso a regulamentação não fosse feita. O prazo foi prorrogado. Hoje, dia 3, a prefeitura dá ciência à população de que os túmulos em abandono, no término do mês de Janeiro de 2019, serão colocados à disposição da população interessada. E, os ossos no estado de abandono, que se encontram há seis anos armazenados no “gavetão”, serão levados para o ossuário, como previsto na lei.

As outras ações para melhorias no Cemitério Municipal São Joao Batista envolvem obras já iniciadas. E contemplam nova entrada do cemitério que já está sendo construída; banheiros feminino e masculino, escritório de atendimento informatizado; iluminação local, construção de muros para cercar a área aberta e muros de contenção, arborização de áreas com risco de erosão, abertura de espaço para a construção de gavetões populares. O projeto também propõe a construção de uma “Capela Velório”, não prevista para esta primeira etapa das obras.

Outro fator benfeitor da regulamentação é que: uma vez regulamentadas todas as sepulturas, a manutenção do cemitério poderá ser custeada a partir de sua arrecadação própria, conforme orienta a lei. O que permitirá que o repasse atualmente realizado pela Administração durante todos os meses seja aplicado em outras melhorias necessárias para o Município.