Campanha de combate a todas as formas de violência contra crianças e adolescentes

Publicado por Comunicação, 17/02/2020

Você sabia que no período do carnaval os índices da violência sexual contra crianças e adolescentes chegam a passar de 80%? O que é necessário ser feito para que estas vítimas sejam ouvidas ou percebidas nos diversos modos que elas expressam?

De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, Art. 5º: “Nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, punido na forma da lei qualquer atentado, por ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais”. Pensando em lutar pela causa, o Departamento de Gestão e Proteção Social Especial de Média e Alta Complexidade, através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social/CREAS, equipamento público vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social da Prefeitura de Caratinga, em parceria com o Conselho dos Direitos das Crianças e Adolescentes/CMDCA e o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil/PETI, propôs o plano de ação da Campanha de Carnaval em nível Municipal com o tema “Não deixe a festa do Carnaval esconder o perigo do abuso e exploração sexual”.

Existem várias formas de violações de direitos da criança e adolescentes, como a discriminação, violência física, psicológica, sexual, exploração sexual, trabalho infantil, negligência, entre outras.

A campanha terá como objetivo estimular a denúncia de todas as formas de violência contra os jovens. A ação acontecerá também em parceria com as Secretarias de Educação e Saúde. De 17 a 21 de fevereiro várias ações serão realizadas junto aos equipamentos de Assistência Social, Unidades Básicas de Saúde e Escolas.

No dia 21 de fevereiro às 8h, a programação será encerrada com uma caminhada em prol da causa. A concentração será na Praça Cesário Alvim seguindo o percurso pela Avenida Benedito Valadares, Praça Getúlio Vargas, Avenida Olegário Maciel, Praça Calógeras com término na Praça da Estação.

Venha fazer parte desta luta!