3ª etapa do Programa Plantar +

Publicado por Comunicação, 20/09/2019

Na manhã desta sexta-feira (20), a equipe da Secretaria Municipal de Agricultura lançou a 3ª etapa do Programa Plantar +. O projeto, que consiste na distribuição de kits de mudas frutíferas para produtores rurais cadastrados, surgiu com a proposta de cumprir o Plano Municipal de Segurança Alimentar, e em seguida ganhou novas proporções.

De acordo com Rodrigo Alves da Silveira, engenheiro agrônomo e coordenador do programa, cerca de 600 produtores são beneficiados durante cada etapa. Ele contou que hoje o projeto visa à promoção da diversificação de culturas e aproximação do produtor rural, pois durante as etapas, a equipe realiza, também, o acompanhamento técnico do desenvolvimento das mudas, através de orientações de manejo, controle de pragas entre outros serviços.

“A segurança alimentar e nutricional vai desde a produção até a chegada do alimento na mesa do consumidor final. É preciso observar se o alimento está em quantidade suficiente e qualidade. Quando a gente oferece uma fruta que é produzida no nosso município, a tendência é que ela chegue à mesa do consumidor mais barata do que a fruta que a gente traz, por exemplo, do Espírito Santo, porque o frete é menor. Através deste programa, a gente  facilita o acesso a este produto. O Plano de Segurança Alimentar engloba este processo de fazer o alimento chegar aonde ele precisa”, observa Rodrigo.

Durante o lançamento, que aconteceu no auditório da Sicoob Credcooper, a equipe apresentou os resultados das etapas anteriores do Programa Plantar + e de outros serviços desenvolvidos pela Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Agronegócios.

Rosilene Alves Clemente, que faz parte da Associação dos Produtores de Santa Efigênia, e é beneficiária do programa há dois anos, contou que o projeto a incentivou muito e que as mudas plantadas nos últimos dois anos já estão produzindo.

As entregas da nova etapa iniciam na próxima semana. O produtor Rural que quiser ser beneficiado, deve realizar um cadastro, que será avaliado, na Secretaria, situada à  rua Coronel Antônio da Silva, número 700. Durante a safra 2019/2020, serão distribuídas 4.200 mudas.