Banco de Alimentos recebe visita de alunos de Nutrição

Publicado por Comunicação Caratinga, 31/10/2019

Na manhã desta quinta-feira (31), o Banco de Alimentos de Caratinga recebeu a visita dos alunos do 8º período do curso de Nutrição do Centro Universitário de Caratinga. Os formandos foram conhecer a parte prática do trabalho realizado pela Prefeitura de Caratinga.

Em conversa com a coordenadora do curso de Nutrição, Brunela Laignier, ela contou um pouco sobre o propósito da visita: “como nós estamos, cada vez mais, habilitando os nossos alunos à prática, e pelo fato deles precisarem conhecer essa percepção dos pré-requisitos de exigência dos itens de segurança alimentar e nutricional, sendo que Banco de Alimentos inclui essa categoria, na questão de reaproveitamento do alimento, a distribuição do mesmo… achamos muito interessante essa visita. Então nós temos que já sensibilizar esse futuro profissional nutricionista a atuar nessa área, tendo a percepção de reaproveitamento e atendendo às particularidades da agricultura familiar, a questão da safra, e todo esse envolvimento para que eles possam compreender realmente o papel do Banco de Alimentos”.

Lorena Roza, coordenadora do Banco de Alimentos também falou um pouco sobre o encontro: “Esta foi a primeira turma a conhecer a estrutura recém-construída e prestes a ser inaugurada… e também a conhecer a trajetória do profissional de Nutrição como responsável técnico de um EPSAN (Equipamento Público de Segurança Alimentar e Nutricional) de combate ao desperdício de alimentos. Os cursos de Nutrição, em todo país, ainda carecem de formação nessa área. As grades curriculares ainda não oferecem essa experiência por ser algo novo, mas em crescente abrangência”.

“A oportunidade de conhecer a temática, a legislação, a experiência e a trajetória de um Banco de Alimentos, ou de uma rede de bancos, como é o caso da Relba, é uma oportunidade ímpar de troca de informações e aprendizado para ambas as partes. Após esse primeiro encontro, os laços entre o Banco e o curso de Nutrição serão estreitados, considerando que existe até mesmo a possibilidade de estágio de campo proposto pela coordenadora do Curso, Brunela Rossoni”, complementou Lorena.