Educação Patrimonial- Parceria entre Caratinga e Ipatinga

Publicado por Comunicação, 14/05/2019

A Escola Estadual Sonia Maria Silva Gomes da cidade de Ipatinga, administrada pela diretora Neuly dos Santos Pinheiro Vilela, há três meses está desenvolvendo o projeto de Educação Patrimonial, “Patrimônio Histórico e Cultural: A História de Ipatinga, Ouro Preto e Caratinga na Literatura de Minas Gerais”, coordenado pela professora Lídia Carmem Santana Queiroz.

Abraçando a ideia, a Prefeitura Municipal de Caratinga, por meio do Departamento de Patrimônio Cultural, fechou uma parceria e recebeu nesta quarta-feira (15), 60 alunos para conhecer a cidade das palmeiras.

Os alunos foram recebidos pela Diretora do Departamento de Patrimônio Cultural, Lourdes Rodrigues às 8h com uma palestra cujo tema foi: “Patrimônio Histórico e Cultural, o que é e por que preservar”. O encontro aconteceu no NUDOC- Núcleo de Documentação e Estudos Históricos.

A seguir, os alunos fizeram visitas orientadas pela Diretora, onde foram abordados os aspectos históricos dos bens culturais tombados pelo município, com o seguinte roteiro: Conjunto Arquitetônico e Urbanístico da Praça Cesário Alvim, Igrejinha São João, Casarão das Artes, Instituto Hélio Amaral (onde possui o vitrais das Carmelitas, bem tombado pelo município), antiga Estação Ferroviária de Caratinga e antigo Fórum. As visitas estenderam-se por toda manhã, até o início da tarde com pausa para o almoço.

Ao final das visitas os alunos fizeream um piquenique na Praça do Menino Maluquinho, uma vez que o cartunista Ziraldo também será objeto de estudo do projeto.

“Este projeto vem de encontro com as atribuições do Departamento de Patrimônio Cultural da Prefeitura de Caratinga. Divulgar os bens culturais do município é nosso dever. Vimos nas parcerias uma forma de fomentar o turismo e divulgar o valor histórico de nossos bens culturais”, afirmou Lurdes Rodrigues.