Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata

Publicado por Sérgio Henrique, 17/11/2022
Compartilhe esta notícia

Hoje, dia 17 de novembro, é o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. A data é celebrada com a campanha Novembro Azul, mês de combate e conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença.

 

Durante todo mês de novembro a Secretaria de Saúde Caratinga está realizando diversas ações de conscientização com objetivo de quebrar tabus e aumentar a adesão dos homens na realização de exames e na busca do cuidado com a sua saúde. 

 

Em todos os postos de saúde a oferta de exames de sangue de PSA e de ultrassom da próstata foram ampliados para atender toda demanda e assim ajudar a preservar a saúde dos homens.

 

Saiba mais sobre a doença 

 

O câncer de próstata é considerado um câncer da terceira idade, 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. O aumento observado nas taxas de incidência no Brasil pode ser parcialmente justificado pela evolução dos exames, melhoria na qualidade dos sistemas de informação do país e pelo aumento na expectativa de vida. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), mais de 65 mil casos são estimados nos próximos dois anos

Segundo o Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde, a cada dia, 42 homens morrem em decorrência do câncer de próstata, sendo a segunda maior causa de morte por câncer em homens no Brasil. Estimativas apontam um risco de 66,12 novos casos a cada 100 mil homens por ano, além de existirem aproximadamente três milhões de casos de câncer de próstata diagnosticados no país.

 

Prevenção

– Manter uma alimentação saudável;

– Não fumar;

– Praticar atividades físicas;

– Consultar o médico regularmente.

Fatores de risco

– Idade avançada (mais de 50 anos);

-Sedentarismo;

– Histórico familiar, principalmente, pai ou irmão com câncer da próstata antes dos 60 anos de idade;

– Consumo excessivo de álcool e tabagismo;

– Homens com sobrepeso e obesos, correm mais risco de desenvolver a doença

 

A Doença

Na maioria dos casos, o câncer de próstata avança de forma lenta e não apresenta sintomas. Em estágios mais avançados, é perceptível a dificuldade para urinar e a sensação de não conseguir exaurir a bexiga por completo e a presença de sangue na urina. Dor óssea, em especial na região das costas, em consequência da presença de métases, pode ser um importante sinal de que a doença se encontra em um estado mais grave e severo.

 

Diagnóstico

O diagnóstico da doença pode ser realizado através de exames: laboratoriais e físico. O físico consiste no toque retal e o laboratorial na dosagem do PSA (glicoproteína presente no citoplasma das células do epitélio prostático, tanto das células benignas como das malignas), se comprovado o aumento do PSA ou da glândula, deve ser realizado um exame mais detalhado (biópsia) para a confirmação de um possível tumor e outros exames serão realizados para se obter resultados precisos sobre tamanho e classificação (maligno/benigno).

 

Tratamento

Uma vez diagnosticado o câncer de próstata o médico fará um planejamento do tratamento; que deve levar em conta:

  • Conduta Expectante.
  • Cirurgia.
  • Radioterapia.
  • Criocirurgia.
  • Hormonioterapia.
  • Quimioterapia.
  • Vacinas.
  • Terapia Alvo.

 

O tratamento do câncer de próstata será definido após a obtenção dos resultados referentes à classificação, tamanho do tumor e idade do paciente, pode consistir no uso de medicamentos, radioterapia ou remoção cirúrgica da próstata. Cada caso deverá ser avaliado para a aplicação correta do tratamento. Por isso é fundamental que os homens realizem exames preventivos, principalmente após os 50 anos e optar por uma alimentação equilibrada aliada à prática de exercícios regulares, pois são recomendações que auxiliam na prevenção da doença.

 

 

 

Fonte: Centro Avançado de Ensino, Pesquisa e Tratamento do Câncer