Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos na APAE

Publicado por Comunicação, 05/09/2018

Na última sexta-feira (31), a Prefeitura Municipal de Caratinga, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), realizou o início das atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) em parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Caratinga.

O serviço tem como objetivo fortalecer as relações familiares e comunitárias, além de promover a integração e a troca de experiências entre os participantes, valorizando o sentido de vida coletiva. O SCFV possui um caráter preventivo, pautado na defesa e afirmação de direitos bem como no desenvolvimento de capacidades dos participantes.

O Serviço na APAE será realizado semanalmente com um grupo de aproximadamente 30 participantes. Serão realizadas atividades lúdicas e posteriormente haverá oficinas culturais e de lazer. As intervenções são planejadas de acordo com o público, com o intuito de criar situações desafiadoras, além de estimular e orientar os usuários na construção e reconstrução de suas histórias, vivências individuais, coletivas e familiares.

Podem participar do serviço: crianças, jovens, adultos, pessoas com deficiências, pessoas que sofreram violência, vítimas de trabalho infantil, jovens e crianças fora do ambiente escolar, jovens que cumprem medidas socioeducativas, idosos sem amparo da família e da comunidade ou sem acesso a serviços sociais, além de outras pessoas inseridas no Cadastro Único.

Os interessados em participar do projeto devem procurar o Centro de Assistência Social (CRAS) mais próximo.