Promoção de saúde: Prevenção e diagnóstico precoce do Câncer Bucal

Publicado por Comunicação, 19/11/2019

Em alusão à Mobilização Nacional de Prevenção do Câncer Bucal, que acontece em novembro, a Prefeitura de Caratinga, está promovendo, nesta semana de 18 a 22 de novembro, a Campanha de Prevenção e Diagnóstico Precoce do Câncer Bucal.

Durante toda a semana, em horário comercial, dentistas, técnicos e auxiliares de saúde bucal realizam, no Calçadão da Rua Miguel de Castro, ações de informação sobre o que é o câncer bucal, como prevenir, como realizar o autoexame bucal e quais serviços de saúde bucal estão disponíveis na rede SUS. Nos dias de chuva, a ação está acontecendo no próprio Centro Odontológico, situado à Avenida Catarina Cimini, número 52, de 7h
às 11h e de 13h às 17h.

Em Caratinga, a prevenção ao Câncer de boca é contínua durante o ano. Nas equipes de Saúde Bucal e Centro Odontológico Municipal são feitas palestras sobre o tema, exames da cavidade oral para detecção precoce das lesões para a população em geral e para os grupos de risco, como homens acima de 40 anos, fumantes, pessoas que ingerem bebida alcoólica, pacientes que utilizam próteses totais e ou removíveis.

“Em caso de lesão suspeita, o paciente é encaminhado para a realização da biópsia no Centro Odontológico de Caratinga. O exame anatomopatológico é feito em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro. Assim, confirmando o diagnóstico, o paciente é encaminhado para o tratamento radioterápico e quimioterápico dentro da Rede SUS” , informou Dra. Michelle Grossi, diretora do Departamento Odontológico.

“Como prevenção, orientamos que o paciente evite fumar ou mascar tabaco. Vale lembrar que nas equipes de Saúde da Família, o SUS oferece um programa específico para aqueles que têm interesse em parar de fumar. Orientamos também a não ingestão de bebidas alcoólicas, uso do protetor solar labial, uso de preservativos, vacina contra HPV, uma excelente higiene bucal, além de consultas odontológicas regulares”, complementou Mchele.

Alertamos a população para os sinais e sintomas mais comuns do câncer de boca que podem ser detectados durante o autoexame:

• Lesões que podem ser feridas, caroços, manchas avermelhadas ou esbranquiçadas que surgem na cavidade bucal e que não cicatrizam em até dez dias;
  • Nódulos, caroços no pescoço;
  • Dificuldade em engolir e movimentar a língua;
  • Sensação de que há algo preso na garganta.

Em caso de surgimento de algum destes sinais e ou sintomas, procure imediatamente o dentista no posto mais próximo de sua residência para avaliação.