Programa Parlamento Jovem segue para Plenária Estadual

Publicado por Comunicação, 17/09/2018

Após a Plenária Regional, realizada em Caratinga no dia 17 de agosto, o Programa Parlamento Jovem, realizado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais em parceria com as câmaras municipais mineiras, segue para a Plenária Estadual.

Em Caratinga, o programa é realizado através de uma parceria entre os poderes legislativo (Câmara Municipal) e executivo (Prefeitura de Caratinga, por meio do Departamento de Juventude).

As Plenárias, de modo geral, são reuniões nas quais os parlamentares jovens se reúnem para discutir e votar propostas de leis elaboradas por eles mesmos.

Três cidades participaram da Plenenária Regional. Jovens de Caratinga, São Domingo das Dores e Conselheiro Pena votaram, discutiram e escolheram três propostas que seguirão para a Plenária Estadual, na qual mais de 80 municípios serão representados por parlamentares jovens.

Entre as cinco vagas disponíveis para a próxima etapa, Caratinga conquistou duas delas. Os dois representantes irão para Belo Horizonte participar da Plenária Estadual que acontecerá entre os dias 19 e 21 de setembro.

As propostas escolhidas nesta última etapa serão encaminhadas para Comissão de Participação Popular da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, onde serão analisadas e caso aprovadas, podem se tornar leis.

“A ida dos representantes para Belo Horizonte mostra a importância de trabalhar a educação política com esses jovens no sentido de fazer com que eles exerçam a cidadania”, afirma o diretor do Departamento de Juventude, Rainner Alves.