Programa Bolsa Atleta

Publicado por Comunicação, 22/05/2018

Abertas as inscrições para o edital 2018 do Programa Bolsa Atleta e Equipe de Caratinga

A Prefeitura de Caratinga abre novo concurso para seleção de atletas para receber o benefício Bolsa Atleta do Município.

O benefício foi instituído em 2011 e teve o seu primeiro edital em 2012. Em 6 anos de vigência, foram distribuídos R$ 293.200,00 (duzentos de noventa e três mil e duzentos reais). De lá para cá foram 61 atletas e 7 equipes beneficiadas em 14 modalidades esportivas (Atletismo, Basquetebol, Ciclismo, Fisiculturismo, Futebol, Futsal, MMA, Handebol, Jiu Jitsu, Taekwondo, Tênis de Campo, Tênis de mesa, Tiro Esportivo e Voleibol).

A novidade para 2018 é a nova modalidade de proposta: o Bolsa Técnico que amplia a oportunidade dos atletas da mais alta esfera do rendimento nacional serem acompanhados por seu técnico em competições e treinamentos específicos da Confederação Brasileira da Modalidade. Visa dar ao atleta o suporte técnico necessário para que ele não só permaneça no metiê alcançado, mas consiga avançar. É em benefício do atleta que se criou esta categoria.

Para este novo pleito a Prefeitura de Caratinga através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes aumentou 31% sobre o montante destinado no último edital. Destinará R$ 63.000,00 (sessenta e três mil reais) entre bolsas individuais e de equipes, com a intensão de reajustar valores defasados e sendo possível aumentar o número de beneficiados.

Para a Presidente do Conselho Municipal de Esportes e Lazer, Juleny Leite de Mattos esta é uma política pública municipal que deu certo e colhe frutos da sua manutenção ao longo de 6 anos. “O programa hoje tem boa parte de seus atletas alcançando resultados expressivos em competições nacionais nas modalidades de Taekwondo, Atletismo, Ciclismo e Jiu jitsu. As demais modalidades estão brilhando no cenário mineiro. O Atleta Rafael Tobias de Oliveira passou a disputar os Torneios Universitários no atletismo de pista, um metiê novo para a nossa participação.

Entramos em 2018 com o atleta Marcos Toledo de Souza conquistando a vaga para a seleção Brasileira de Taekwondo, um divisor de águas para o programa em Caratinga”.

Em um capítulo à parte, o Bolsa Atleta já proporcionou neste ano ao Marcos Toledo a participação no Treinamento da Seleção Brasileira de Taekwondo, a representação da Escola Estadual Princesa Isabel e de toda Minas Gerais na Seletiva
Nacional Escolar para a Gymnasiade/2018 é uma realização da Confederação
Brasileira do Desporto Escolar – CBDE, do Mundial de Taekwondo na Tunísia, no norte do continente africano. Agora ele se prepara para adquirir know-how em competições internacionais e solidificar sua participação na equipe de atletas experientes. “Queremos ver toda equipe multidisciplinar deste atleta ter o prazer de vê-lo participar numa olimpíada mundial”. Disse Juleny Leite de Mattos.

O Bolsa Equipe à partir de 2017 teve um importante papel na inclusão social por meio do esporte para pessoas com deficiências (PCD). Na modalidade Jiu Jitsu, a Equipe Norfight agregou valor à representatividade do município com atleta Anailton, deficiente Intelectual, que participou em 2018 sem benefício de categoria especial e levou a medalha de prata no Campeonato Brasileiro BJJ PRO de Jiu Jitsu, da X- Combat, em Vitória – ES.

O Programa Bolsa atleta e Equipe de Caratinga é conhecido e admirado por agentes desportivos em toda Minas Gerais. Em matéria concedida à Tribuna de Minas , o técnico da Associação Desportiva de Juiz de Fora, Carlos Dias, forte no handebol nacional, num desabafo por perda de patrocínios salientou que “Caratinga tem Bolsa Atleta” como quem chama a atenção dos gestores locais para a importância desta política pública para o desenvolvimento esporte naquela localidade.

As propostas para a participação dos benefícios deverão ser encaminhadas para a Superintendência Municipal de Cultura e Esporte, na Praça Coronel Rafael da Silva Araújo ( Praça da Estação), nº 40, no Bairro Salatiel em Caratinga e o prazo encerra no dia 04 de junho, das 9 às 17 horas. Os formulários para preenchimento bem como o edital estarão disponíveis também no site da Prefeitura, no link: https://bit.ly/2IChGRv

Por: Juleny Mattos
Diretora de Projetos Esportivos