Prefeitura promove primeira etapa do programa + Peixes

Publicado por Comunicação, 04/10/2018

Vamos cultivar peixes? Essa é a pergunta que os agentes da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Agronegócios lançam através do programa + Peixes. O objetivo é promover atividades mobilizadoras que incentivem piscicultores ou despertem interesse em investidores a iniciar este tipo de cultivo.

Neste último sábado (29), a Prefeitura de Caratinga iniciou a primeira etapa do programa + Peixes 2018. Na sede da Secretaria Agricultura de Caratinga, o secretário Alcides Leite de Mattos Sobrinho e equipe repassaram 18.150 alevinos para produtores rurais de Caratinga. A ação + Peixes faz parte do programa de incentivo ao cultivo de tilápias para pesca esportiva, consumo e venda.

O Programa tem como objetivo promover a orientação na segurança alimentar e nutricional sustentável através de parceria com laboratórios que garantem a qualidade dos alevinos que ficam prontos para consumo após 7 meses e passam por 2 ciclos de reprodução.

A segunda etapa está programada para acontecer no dia 20 de outubro em parceria com o Condomínio Morada do Lago II, na Avenida Dário Grossi. A proposta da Secretaria nesta promoção é aproximar os produtores locais de um modelo de produção de fácil acesso.

Nessa estrutura, composta por três tanques e dois aeradores mecânicos, serão depositados três mil alevinos. De acordo com o diretor de pecuária da secretaria de agricultura – Ciro Vasconcelos, “a unidade será uma referência tecnológica (URT) em piscicultura, ou seja, um posto de observação para os produtores de Caratinga e Região. As atividades irão promover, na prática, o aprendizado sobre o manejo, biometria, alimentação, despesca e todos os assuntos relacionados ao cultivo”.

“O modelo da estrutura será um chafariz que irá ornamentar e promover além de uma bela imagem, um espaço de entretenimento para pesca esportiva e consumo”, completou.

Ciro, que é funcionário da prefeitura de Caratinga há 24 anos, ressaltou ainda que a secretaria desenvolve este programa há 23 anos apenas com a distribuição de alevinos. E que a partir da atual administração, o projeto foi revisto e respaldado para que outras vertentes da proposta saíssem do papel e melhor auxiliassem o pequeno produtor rural com a aplicação de técnicas para o ensino do manejo e cultivo da atividade.