Prefeitura Municipal de Caratinga participa de 10º Congresso Regional de Psicologia

Foi para trabalhar estas questões que neste mês de abril aconteceu o 10º Congresso Regional da Psicologia - COREP ? na cidade de Jaboticatubas.

Publicado por Comunicação, 23/04/2019

Toda prefeitura é uma estrutura administrativa regida por leis, para se ter avanços sobre certas ações também é preciso aplicar reajustes legais em leis antigas ou elaborar novas leis. Foi para trabalhar estas questões que neste mês de abril aconteceu o 10º Congresso Regional da Psicologia – COREP – na cidade de Jaboticatubas. O tema foi “O (im)pertinente compromisso social da Psicologia na resistência ao Estado de exceção e nas redes de relações políticas, econômicas, sociais e culturais”. O evento contou com psicólogos e outros profissionais do meio que atuaram em busca de soluções as questões problemáticas apresentadas.

O Município enviou representantes de diferentes frentes de trabalho nas quais a psicologia é utilizada para se obter êxito em tratamentos e atendimentos. O CAPS – II foi representado pela servidora Andreia Mól Alves; O CRAS Santa Cruz pela servidora Dênia Carvalho Lima, o CREAS pelo servidor Edervanio de Souza Lucas, e o CRAS Esplanada pela servidora Maíra Andrade de Oliveira. Todos eleitos “delegados” no Pré Congresso que aconteceu em fevereiro deste ano (2019), no Município de Coronel Fabriciano.

Delegados são pessoas eleitas em encontro, para representar propostas da sociedade em um espaço de discussão que leva adiante as posições debatidas nas etapas anteriores. Nele se organiza um processo amplo de diálogos, favorecendo e valorizando o envolvimento de cada psicóloga(o) e estudante na construção das propostas. Os delegados têm direito a voz e voto, podendo sugerir, propor e votar sobre propostas às políticas ali debatidas.

Psicólogos de Caratinga que participaram do evento consensuaram ter sido de fundamental importância o congresso para as práticas relacionadas à profissão.

O Governo Municipal entende que ações que representam avanço para a sociedade a médio e longo prazo também devem ser trabalhadas com responsabilidade e dedicação.