Prefeitura de Caratinga vai às ruas protestar!

Publicado por Comunicação, 21/08/2018

Hoje o dia começou com barulho de vozes em protesto! Em Caratinga e na capital do Estado, “21 de agosto” marcou o grito de reivindicação contra a falta de repasse de recursos que somam mais de 8 bilhões de reais. Uma dívida que levou os municípios à beira do caos administrativo e financeiro. “Basta!” Essa tem sido a palavra de ordem.
Cerca de 2 mil manifestantes munidos de faixas e cartazes se concentraram na Praça Getúlio Vargas e seguiram em caminhada até o coreto, na Praça das Palmeiras.

Funcionários de todos os setores da Prefeitura estiveram presentes, em destaque as Secretarias de Saúde, Educação e Desenvolvimento Social, que são os setores mais prejudicados com a falta de repasse, deram vozes ao movimento.

O evento visou reforçar o manifesto programado para a mesma data na capital mineira, com carreata realizada por centenas de prefeitos. Os administradores municipais seguiram da Cidade Administrativa até o Palácio da Liberdade.

Desde o Fórum Emergencial, realizado em Valadares e em seguida em Caratinga no dia 7 deste mês, a ação estava programada na agenda de medidas para sensibilizar o Governador de Minas a cumprir suas obrigações financeiras. Todos os passos já estavam traçados: paralisações todas as sextas até o dia de hoje (21) e uma série de manifestações em vários municípios além do ato de protesto na Capital.

Na manifestação em Caratinga, foi lida a carta de intenção protocolada e enviada ao Governador, que relata os agravamentos da falta de repasse provocado pela dívida que alcança os 22 milhões de reais.

Lara Cristina Maia – Secretária de Educação de Caratinga em sua fala reforçou que o saber é fundamental e transformador. “Não é possível ficar sem lutar vendo a engrenagem do ensino correr o risco de parar. Não podíamos deixar o prefeito sozinho nesta luta, por isso estamos aqui. Foi dele que partiu esse ato de mobilização em Caratinga. E esperamos com atitude e fé que o retorno seja o despertar da sensatez e sabedoria do Governador”.

O departamento de Saúde calcula uma dívida de aproximadamente 16 milhões de reais. Funcionários empunharam cartazes e faixas com os seguintes dizeres: “A Saúde em Caratinga está na UTI”. Durante pronunciamento, Jaqueline Marli – Secretária de Saúde pronunciou-se dizendo: “Estamos aqui hoje manifestando nossa indignação e porque não dizer desespero!? Estamos trabalhando apenas com os recursos do município que tem sofre para nos manter. Saúde não é favor, é necessidade, é direito infalível!”.

Ana Maria Ferreira – Secretária de Desenvolvimento Social, complementou: “Estamos aqui em busca do direito da população”. Lembrou que em 2017, nove parcelas dos recursos do Governo do Estado não foram repassadas e neste ano segue para outras nove parcelas de atraso. “Como se mantém uma casa em funcionamento sem receber pra fazer valer as atividades de desenvolvimento social?”.

Finalizando o evento e representando o prefeito – Dr. Welington Moreira, que estava na manifestação em Belo Horizonte, o chefe de gabinete, Hernandes Huebra foi enfático: “Tá claro que essa falta de repasse do governo tem comprometido a nossa administração. E nessa queda de braço, que deveria ser uma parceria, quem perde é a população”.

Basta!