Prefeitura de Caratinga incentiva campanha Setembro Amarelo!

Publicado por Comunicação, 28/09/2018

A Prefeitura de Caratinga, através da Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Núcleo de Apoio à Saúde da Família realizou palestras sobre o tema suicídio. Os encontros aconteceram na Funcime e nos postos dos bairros Limoeiro e Floresta e Santa Cruz.

A ação tem como objetivo incentivar a campanha Setembro Amarelo que busca a prevenção do suicídio. As palestras, ministradas pelas psicólogas do NASF Cristiane Peixoto e Priscila Ferreira, abordaram a importância da conversa sobre o suicídio. Cerca de 90% dos casos podem ser evitados quando o indivíduo consegue falar sobre os motivos que o leva a pensar no ato.

“Falar sobre suicídio é importante. É uma questão de saúde pública e é extremamente necessário. Setembro é o mês mundial de prevenção do suicídio, chamado também de Setembro Amarelo. O assunto que ainda é um grande tabu enfrenta grandes dificuldades na identificação dos sinais, oferta e busca por ajuda, justamente pelos preconceitos e falta de informações. A conversa é o melhor caminho”, afirma a coordenadora da Atenção Básica, Simone Soares.