POP RUA: Semear direitos é colher cidadania

Publicado por Comunicação, 29/11/2019

A Prefeitura Municipal de Caratinga, por meio de sua Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, através das ações desenvolvidas pelo Centro de Referência de Assistência Social (CREAS), tem buscado garantir os direitos das pessoas em situação de rua para que possam ir atrás de novos projetos de vida e inclusão social, amparados pela Política Nacional da Pessoa em Situação de Rua (PNPSR).

A Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais define o CREAS como equipamento da proteção social especial de média complexidade referenciando oferta de serviços especializados para pessoas que se encontram em situação de risco social ou pessoal e por violação de direitos.  Dentre os serviços ofertados no CREAS destaca-se o Serviço Especializado de Abordagem Social e o Serviço Especializado para pessoas em Situação de Rua, buscando a superação da violência sofrida.

Em 2019 pensou-se em inovar e não realizar a Campanha educativa “Não dê Esmolas Doe Cidadania”, como sempre ocorreu em anos anteriores, pensou-se em algo que tocasse efetivamente a sociedade e nossos usuários, não perdendo o caráter preventivo/curativo e informativo, idealizado pela equipe do CREAS, no intuito de informar que a esmola não é um ato de ajuda e sim de incentivo para que as pessoas que estão nas ruas permaneçam nesta condição e forma de contribuir para o consumo de álcool e drogas. Surgiu assim, a Campanha “POP RUA: Semear direitos é colher cidadania”.

Nesta sexta-feira, foi realizado um evento na Praça Cesário Alvim que marcou o início das ações assertivas em relação às tentativas de aproximar a “Pop Rua” de um convívio comunitário sadio. Na ocasião, houve apresentação da Funcime, dos alunos da Escola Municipal Doutor Maninho, dos assistidos pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e do projeto Movimente. Além disso, equipes da Secretaria de Saúde trabalharam aferindo pressão, glicemia e fazendo análise da saúde bucal dos pacientes.

Confirma algumas fotos do encontro!