Mais assistência social e mais resultados

Mais assistência social e mais resultados

Publicado por Comunicação, 15/10/2019
Compartilhe esta notícia

Secretaria de Desenvolvimento Social descentraliza preenchimento de requerimento de benefício para aumentar atendimento familiar.

Na manhã desta segunda-feira (14), a Prefeitura de Caratinga, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, realizou encontro para criar novo fluxo de atendimentos para os beneficiários do BPC. No novo formato, o requerimento do benefício passa a ser feito pelas instituições da rede de proteção.

Mariza Ferreira de Oliveira – Diretora do Departamento de Proteção Social Básica falou que: “o objetivo do encontro e reunião intersetorial é além de estreitar os laços de parceria com a rede, também discutir e criar um fluxo de atendimento para os beneficiários do BPC, que são os usuários com potencial para o requerimento do benefício. Até então este requerimento estava sendo uma demanda exclusiva dos CRAS. Somente os CRAS realizavam o requerimento do benefício, porém não existe nenhuma legislação que limite ao CRAS o preenchimento deste requerimento. E para os CRAS conseguirem fazer o acompanhamento das famílias beneficiárias do BPC, o que é uma atribuição, de fato, dos CRAS, nós resolvemos, mediante estudos e análises, reunir a rede para descentralizar, considerando que o requerimento do Benefício qualquer pessoas pode fazer junto ao INSS”.

“O acompanhamento familiar visa também a evitar possíveis violações de direito, como por exemplo, abuso econômico, e conta com ações de acolhimento, escuta qualificada, envolvimento da rede de proteção que engloba a saúde e outros setores em que a família pode precisar de encaminhamentos ou de orientações”, reforçou Shirlei Maclin Ferreira Santos – Superintendente da Secretaria de Assistência Social.

 

Mais assistência social e mais resultado

Mais assistência social e mais resultado

Mais assistência social e mais resultado

Mais assistência social e mais resultado