English English Portuguese Portuguese Spanish Spanish
Acesso à informação | Acessibilidade

Início dos atendimentos no Castramóvel Municipal

Publicado por Sérgio Henrique, 04/10/2021
Compartilhe esta notícia

Do dia 05 ao dia 09 de outubro a Unidade Móvel de Castração do município irá iniciar os atendimentos para esterilização de cães e gatos na Praça da Estação. Durante esses dias a castração será realizada em animais que estavam vivendo em situação de risco e que foram resgatados por protetoras.

O trabalho é coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde por meio da Superintendência de Vigilância em Saúde e conta com a equipe de profissionais do Canil Municipal.  No Castramóvel vão atuar médicos veterinários e auxiliares. O equipamento possui uma sala de cirurgia onde os animais serão castrados e uma de pós-operatório, onde os animais vão fazer a recuperação com acompanhamento dos profissionais. A estimativa é de que sejam realizadas em média 10 castrações ao dia.

O início do manejo populacional de cães e gatos dependia do término da avaliação da estrutura da Unidade Móvel de Castração, bem como do projeto como um todo por parte do Conselho Regional de Medicina Veterinária.

 

CADASTRO

Os interessados em fazer a castração de cães e gatos no Castramóvel do Município, após o dia 09/10, devem realizar o seu cadastro no site da Prefeitura de Caratinga no endereço: www.caratinga.mg.gov.br e ir até o link CASTRAMÓVEL e preencher o formulário.

 

PRÉ-REQUISITOS PARA ATENDIMENTO NO CASTRAMÓVEL

✅Ser maior de 18 anos;

✅Residir no Município de Caratinga;

✅Ser inscrito no Cadastro Único;

✅Ser membro de família de baixa renda;

✅Portar carteira de identidade, CPF e comprovante de residência atualizados

 

Além disso, os animais a serem castrados deverão ter idade superior a 6 meses e inferior a 10 anos e não possuir raça definida.

Após a análise dos cadastros, as equipes do Departamento de Vigilância em Saúde organizarão as próximas castrações. Os atendimentos serão itinerantes e vão acontecer por bairros de acordo com a demanda de cada localidade.