I CONECTA SAÚDE

Caratinga- cidade referência na informatização das Unidades Básicas de Saúde Cidade das Palmeiras promove evento que contribui na informatização das Estratégias

Publicado por Comunicação, 09/03/2020

Com 100% das suas unidades de saúde informatizadas, Caratinga irá sediar o “I Conecta Saúde”, evento que tem como objetivo ressaltar a importância da informatização das Unidades nas regionais da Zona da Mata. O evento receberá a Regional de Coronel Fabriciano, Ponte Nova e Manhumirim, e prevê reunir aproximadamente cento e sessenta pessoas, dentre eles Secretários Municipais, Coordenadores da Atenção Básica, Enfermeiros, Médicos e outros profissionais da saúde.

A informatização das ESF’s é uma medida que agrega agilidade e qualidade aos atendimentos, uniformizando os serviços ofertados nas unidades de saúde, e tornando mais eficiente o sigilo das informações e documentação dos pacientes. Uma mudança que vem de encontro com a meta da atual Administração Municipal, de fazer com que a saúde de Caratinga se torne cada vez mais humanizada.

Informatizar as ESF’s é uma necessidade que tem urgência em ser difundida. O diretor executivo da VERSA TECNOLOGIA, Hebert Amaral, ressaltou que “seja qual for a realidade do município em questão, a informatização pode ser implantada seguindo um plano gradativo. Em Caratinga a informatização das unidades começou a ser implantada no início da administração da atual gestão, e hoje conta com todas as unidades já informatizadas, e em vias de completar a informatização dos pontos de apoio”.

Jacqueline Marli dos Santos, Secretária Municipal de Saúde de Caratinga, diz que “Investir em fortalecer a implantação e uso do sistema de informatização das Unidades de Saúde é um desejo que, com o apoio da Versa, estamos conseguindo realizar. Hoje todas as nossas unidades já estão informatizadas e mais de 90% delas estão aptas a receber o financiamento do Ministério da Saúde que possibilita melhorias na Atenção Básica. Conseguimos fazer a nossa parte. Então hoje, o I Conecta Saúde veio somar, como um facilitador aos gestores e um espaço de troca de experiências entre os municípios participantes”.

O “I Conecta Saúde”, realizado através da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a empresa VERSA TECNOLOGIA, conta com o apoio do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (COSEMS-MG) e do Conselho Municipal de Saúde de Caratinga. O Informatiza APS (Atenção Primária da Saúde) e o Novo Financiamento são os temas principais do evento.

Na ocasião serão ministradas palestras pelo presidente do COSEMS/MG, Sr. Eduardo Luiz da Silva, e pelo Secretário Executivo da (CONASEMS), Sr. Mauro Guimarães Junqueira. O evento, que acontecerá nesta terça-feira, dia 10, no auditório da UNEC, contará com outras ações que reforçam a importância da informatização dos Postos de Saúde dos municípios. Serão disponibilizados, de forma gratuita, downloads de materiais de apoio pelo site da VERSA TECNOLOGIA.