Dia D da Campanha Outubro Rosa nas Unidades Básicas de Saúde

Dia D da Campanha Outubro Rosa nas Unidades Básicas de Saúde

Publicado por Comunicação, 15/10/2019
Compartilhe esta notícia

O mês de outubro é marcado por ações realizadas mundialmente que têm como objetivo promover a conscientização acerca da prevenção do câncer de mama e, mais recentemente do câncer do colo do útero. O movimento, conhecido como Outubro Rosa é celebrado anualmente desde os anos 90.

Com a proposta de dar ênfase à luta que a campanha objetiva, a Secretaria de Saúde realizou no último sábado (12), o Dia D da campanha Outubro Rosa nas Unidades Básicas de Saúde. Na ocasião, equipes trabalharam durante todo o dia nos postos realizando coletas de preventivos, encaminhamentos para mamografia, avaliação da saúde bucal das pacientes e orientações para as mesmas.

De acordo com Simone Soares, coordenadora da Atenção Básica da Secretaria de Saúde, “o dia D foi pensado para dar oportunidade àquelas mulheres que não conseguem acessar o serviço durante a semana. A ação visa à intensificação das orientações sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, colo do útero e câncer de boca. Aproveitamos a oportunidade para convocar as mulheres a  procurarem uma unidade básica de saúde e agendarem o atendimento para coleta do preventivo. Estamos  à disposição para sanar quaisquer dúvidas”, reforçou.

Karina Vieira, moradora da Ilha do Rio Doce e usuária dos serviços da unidade de Cordeiro de Minas, aproveitou a oportunidade para agradecer a atenção dada às pacientes: “amamos o que fizeram por nós. Fiz meu preventivo, fui muito bem atendida e me senti uma pessoa importante. Espero que a ação se repita por muitas e muitas vezes”.

Outubro Rosa- faça parte desta campanha!