Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

Publicado por Comunicação, 02/10/2018

No dia 24 de setembro, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, juntamente com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social realizou a VII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente com o tema: “Proteção Integral, das Diversidades e Enfrentamento das Violências”.

O objetivo do encontro foi mobilizar os integrantes do sistema de garantia de direitos das crianças e dos adolescentes e a sociedade para a construção e execução de propostas voltadas para a afirmação do princípio da proteção integral desses jovens, fortalecendo as estratégias e ações de enfrentamento às violências.

As principais propostas são:

• Propor ações para a democratização, gestão, fortalecimento e participação de crianças e adolescentes nos espaços de deliberação e controle social das políticas públicas;
• Propor ações para a garantia e a qualificação da participação e protagonismo de crianças e adolescentes nos diversos espaços, tais como: escola, família, comunidade, políticas públicas, sistema de justiça, conselhos de direitos da criança e do adolescente, dentre outros;
• Elaborar ações para garantir a promoção da igualdade e valorização da diversidade na proteção integral de crianças e adolescentes;
• Elaborar propostas para a ampliação do orçamento e aperfeiçoamento da gestão dos fundos para a criança e o adolescente.

Durante o encontro, jovens assistidos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e da Fundação Cidade dos Meninos (Funcime) fizeram apresentações artísticas.

De acordo com Ana Maria – Secretária de Desenvolvimento Social, o evento foi bem sucedido: “Tivemos uma participação representativa de toda a rede municipal e de todo público-alvo. Em uma avaliação prévia podemos dizer que alcançamos nosso objetivo e que a conferência foi um sucesso!”.