Caratinga é primeiro lugar na pontuação do ICMS de Patrimônio Cultural na região

Publicado por Comunicação, 29/07/2019

Aproximadamente 3,5 mil pastas com a documentação foram enviada pelos municípios mineiros. 804 cidades receberam pontuação após a análise realizada pela equipe do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha-MG), e Caratinga se destacou.

A pontuação definida no ano vigente é o que norteia o valor de recursos a ser recebido no próximo ano.  Para isso o município deve desenvolver junto ao Conselho Municipal de Patrimônio Cultural e a comunidade as políticas públicas de proteção ao patrimônio cultural.

A diretora do Departamento de Patrimônio Cultural, Lourdes Aparecida Rodrigues, ressaltou que a pontuação é fruto de diversos trabalhos realizados durante o ano.

“A pontuação é obtida através de diversas atividades, como visitas e vistorias técnicas, palestras e projetos de Educação Patrimonial em parceria com grupos sociais como CRAS, CREAS e APAE. Este dinheiro, que retorna ao município, deve ser utilizado para a manutenção dos bens culturais e é gerido pelo COMPAC (Conselho Municipal de Patrimônio Artístico e Cultural). Outra coisa importante a ressaltar é que o Iepha exige um mínimo de quatro reuniões por ano, mas em Caratinga realizamos no mínimo uma por mês e isto reforça a importância da participação da população não apenas no COMPAC, como em todos os demais conselhos municipais tendo em vista que é obrigatória a representação civil nestes conselhos”.

O valor a ser recebido ainda não foi calculado pela Fundação João Pinheiro (FJP), a previsão é que a definição seja divulgada em novembro de 2019. Conforme anunciado pelo Iepha-MG, Caratinga obteve a nota: 6,77. Confira a nota final de cada município da região:

PONTUAÇÃO    CIDADE
6.77    Caratinga