Blitz Educativa

Publicado por Comunicação, 21/05/2018
Compartilhe esta notícia

Com o intuito de conscientizar pedestres e motoristas sobre a importância da prudência no trânsito, a Prefeitura de Caratinga, por meio do Departamento de Trânsito, em parceria com a Polícia Militar e o Tiro de Guerra, está realizando uma série de blitz educativas em Caratinga.

O movimento “nós somos o trânsito” faz parte da campanha “Maio Amarelo” que tem como proposta chamar a atenção da sociedade para o alto índice de vitimas incluindo as vítimas fatais no trânsito em todo mundo. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde – OMS, o Brasil é o quarto colocado em número de mortes nas Américas. Cerca de 47 mil mortes são registradas no trânsito por ano.

De acordo com a educadora de trânsito Vanessa Gonçalves, a ideia do tema “nós somos o trânsito” é mostrar que toda população é responsável por manter a segurança no trânsito. Se condutores de ônibus, caminhões, vans, automóveis, motocicletas, bicicletas juntamente com pedestres e passageiros respeitarem as leis de trânsito, será possível reverter esse triste cenário.

Segundo o diretor de trânsito José Geraldo de Oliveira Júnior, a mobilização engloba também palestras nas escolas. Para a conscientização, ele enfatiza a importância de abordar várias questões: “temos hoje vários itens que deixam o trânsito inseguro. Um exemplo é o uso do celular ao volante. É um perigo. Em questões de segundos pode acontecer um acidente fatal”.

Ações como essa estimulam os condutores e pedestres a optarem por um trânsito mais seguro. Durante a blitz educativa, a população está recebendo panfletos com dados que permitem reflexões.