Blitz alusiva ao Dia Mundial de Combate à Aids

Blitz alusiva ao Dia Mundial de Combate à Aids

Publicado por Comunicação, 02/12/2019
Compartilhe esta notícia

O dia 1º de dezembro marca o início da campanha Dezembro Vermelho, que alerta para a prevenção da Aids e das infecções sexualmente transmissíveis (IST). A data celebra o Dia Mundial de Combate à Aids, que foi instituído em 27 de outubro de 1988 pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas e Organização Mundial de Saúde.

Durante essa primeira semana do mês de dezembro, a equipe da Secretaria Municipal de Saúde, através do Serviço de Assistência Especializada (SAE), realizará algumas ações para enfatizar sobre conscientização da importância da prevenção da doença, como Blitz educativas no centro da cidade e junto aos caminhoneiros na BR-116. Também serão realizados testes rápidos de ISTs em algumas unidades básicas de saúde. Vale lembrar que os testes são feitos durante todo ano no SAE.

Na manhã desta segunda-feira, a equipe esteve nos arredores da Praça Getúlio Vargas e da Praça Cesário Alvim abordando pedestres e motoristas. De acordo com Milene Rodrigues, coordenadora da Promoção à Saúde, “hoje, muitas pessoas não se previnem por achar que a doença tem tratamento. É preciso chamar atenção para o uso do preservativo e para a necessidade da realização do teste rápido. Muitos têm a doença e não sabem por não terem feito o teste e continuam transmitindo para outras pessoas. A Secretaria de Saúde oferece testes para HIV, Hepatite B e C e Sífilis. Então, faremos esse trabalho para enfatizar a Campanha Dezembro Vermelho”, concluiu.

Os testes podem ser agendados diretamente no SAE, localizado em frente ao SESI, na Praça da Estação, ou através do telefone 33298057.

Previna-se!