Banco de Alimentos de Caratinga a todo vapor!

Publicado por Comunicação, 14/08/2019

O Banco de Alimentos de Caratinga, cuja estrutura nova e equipada será inaugurada em breve, anexa ao CEASAMINAS, recebeu esta semana uma farta doação de produtos!

Em parceria com o CEASA MINAS, todas segundas e quintas o Banco tem recebido produtos que sobram da comercialização dos produtores de toda região, cumprindo um papel primordial como Equipamento Público de Segurança Alimentar e Nutricional, que corresponde em articular em toda rede de produção e comércio de alimentos no combate ao desperdício. Um país onde tanto se produz, tanto se joga fora e ao mesmo tempo, tantas pessoas passam fome, essa articulação é fundamental para que o alimento chegue a quem precisa.

Esta semana, o banco recebeu banana do box Minas Frutas do CEASA (parceiro e doador semanal, que vem doando produto de qualidade e que inclusive doou mais de 100 caixas de banana em junho) e tomate (sendo deste produto, mais de 150 caixas recebidas desde a última semana, por comunicação dos carregadores autônomos e da diretoria da Unidade CEASA de Caratinga).

A parceria da Rede Leste de Bancos de Alimentos (RELBA) também é essencial. Nesta segunda (12), o Banco de Alimentos de Santa Rita doou 12 caixas de couve para o banco de Caratinga.

Vale ressaltar que muitos doadores estão se conscientizando sobre o trabalho realizado pelo Banco, realizando doações semanalmente, sendo alguns deles produtores do município, e outros de cidades vizinhas.

Além da parceria com o CEASA MINAS, que tem minimizado o desperdício de mercadorias não comercializadas, o Banco de Alimentos conta também com as doações dos produtores rurais autônomos, organizados ou não em associações ou cooperativas. Muitos comunicam voluntariamente as doações, oferecendo até mesmo o transporte, ou quando isso não é possível, é agendada uma data para o caminhão baú buscar a mercadoria. Foi o que ocorreu na tarde desta quarta-feira (13), em que o produtor Luís Silvério Vieira, morador do Córrego São Silvestre, da Associação de Agricultores Familiares de Santa Efigênia, realizou a colheita e doação de 40 caixas de alface crespa e roxa. Produto fresco, de excelente qualidade, que atendeu 17 instituições cadastradas, sendo elas as sociais prioritárias (Asilos, Hospital Nossa Senhora Auxiliadora, Asadom, Apae, Amac, Moviso, Funcime) e a rede estadual de ensino da sede cadastrada.

A previsão é receber mais produtos ao longo da semana, ocasião em que serão atendidas as famílias cadastradas pelo CRAS e a rede municipal de ensino.

O Banco de Alimentos de Caratinga agradece a todos os doadores!

Qualquer produtor, rede de comércio ou associação pode ser um doador do Banco de Alimentos! É só entrar em contato pelo telefone (33) 3329-8052, da Secretaria Municipal de Agricultura, e falar com a nutricionista responsável técnica do Banco de Alimentos, Lorena Roza de Oliveira.