2° Seminário de Agricultura Familiar em Cordeiro de Minas

Publicado por Comunicação, 26/07/2018

A Prefeitura de Caratinga, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, juntamente com a Associação dos Moradores e Agricultores de Cordeiro de Minas (AMAC), em parceria com a indústria Celulose Nipo-Brasileira S/A (Cenibra), realizou no último sábado (21) o 2° Seminário de Agricultura Familiar. O evento aconteceu na Escola Municipal, Professora Conceição Martins da Silva, no Distrito de Cordeiro de Minas.

O secretário de agricultura – Alcides Leite de Mattos Sobrinho abriu as palestras com o tema “Agricultura Familiar: Linha do Tempo e Cenário Atual”, abordando a evolução da produção agrícola através das civilizações, com base em histórias bíblicas. Para os participantes, a abordagem marcou uma realidade comum entre eles por ser o exercício da fé que movimenta muitos de seus esforços.

Vicente de Paulo, agricultor familiar, também ressaltou em sua fala a fé e o esforço: “Com apoio, esperança e fé na força das nossas mãos e ajuda dos órgãos competentes e de Deus é que a gente acredita todas as manhãs que vai valer à pena”. E relatou ainda que foi acreditando no projeto que deixou um trabalho de carteira assinada para investir no próprio empreendimento na plantação de mandioca e amendoim.

O secretário destacou que 74% dos suprimentos alimentares no Brasil são produzidos pela agricultura familiar, e 26% são pelo agronegócio. Já a produção mundial é 60% e 40% respectivamente. Ele diz que isso evidencia a importância das pequenas produções que precisam de apoio e investimento.

A segunda palestra abordou o tema: “Bovinocultura de Leite” e foi ministrada por Samuel Araújo – fiscal agropecuário do (IMA) Instituto Mineiro de Agropecuária. Nela, a saúde dos bovinos foi o tema principal. Abordou também a regularização de cadastro de bovinos e a importância de vacinações e o controle correlacionado à saúde dos animais.

Na sequência, o diretor de Pecuária da Secretaria de Agricultura, Ciro Ferreira de Vasconcellos, falou sobre coleta de solos e o acondicionamento correto dessas amostras para o envio para laboratório de análise. “Esse procedimento permite saber exatamente que tipo de investimento o solo precisa para aumentar a produtividade e qualidade no plantio e colheita de alimentos”.

Encerrando a série de palestras, Alessandra Araújo de Vasconcelos , extensionista de bem estar social da Empresa de Assistência Técnica e Extenção Rural (EMATER) de Ipatinga, falou sobre “ Mercados Institucionais – Oportunidade para a Agricultura Familiar”. Ela explicou que a oportunidade de comercializar diretamente com o mercado consumidor local, ou por meio da associação, faz garantir as vendas e mantém o dinheiro circulando na própria localidade de produção.

O evento também contou com espaço para perguntas, sugestões e solicitações. Um debate que teve como mediadores, Renato Sousa, técnico extenssionista agropecuário da EMATER, Isabel Mônica, representante da EMATER em Caratinga, e José Cordeiro que é vice- presidente da AMAC e Vereador de Caratinga .
.
Entre os assuntos levantados pelo público, Renato Sousa, em resposta dique que: “ Esse trabalho faz o consumidor, cada vez mais preocupado com uma alimentação saudável, ter a certeza e transparência do que estão colocando em suas mesas, um produto de boa procedência” .

“ Novos conhecimentos, como cultivar a terra , vender e sentir que apesar de sermos pequenos, fazemos parte de um grupo maior que nos ajuda a encontrar melhores oportunidades no mercado. Isso nos anima a continuar plantando com cuidado e amor”, afirmou Maria do Carmo Vitor, agricultora que, juntamente com o esposo, planta milho, feijão , mandioca e cana. Para ela o encontro é sempre esclarecedor e aborda soluções de problemas que eles enfrentam no dia a dia.

PARCERIAS
Por meio de contratos de parceria rural com os municípios e sindicatos de trabalhadores rurais, a CENIBRA disponibiliza áreas de cultivo aos pequenos produtores. A orientação técnica é feita pela Empresa de Assistência Técnica Rural do Estado de Minas Gerais (EMATER).

A Prefeitura de Caratinga, o Instituto CENIBRA, e a Associação dos Moradores e Agricultores de Cordeiro de Minas (AMAC) firmaram parceria para realização do Projeto de Agricultura Familiar em Cordeiro de Minas. Cerca de 90 famílias serão diretamente beneficiadas com o Projeto. As famílias contempladas fazem parte da Associação de Moradores da localidade que cultivarão os 46,48 hectares cedidos pela CENIBRA nos próximos três anos. Os agricultores familiares receberão suporte técnico e material da Prefeitura de Caratinga e da AMAC para a produção de cereais, leguminosas, dentre outras culturas.

Prefeitura de Caratinga – Dando condições aos de crescimento aos agricultores locais.