1ª Mostra do CAPS i

1ª Mostra do CAPS i

Publicado por Comunicação, 25/10/2019
Compartilhe esta notícia

Na manhã desta sexta-feira (25), foi realizada a 1ª Mostra de trabalhos dos pacientes do CAPS i (Centro de Atenção Psicossocial infanto-juvenil). A exposição aconteceu no Coreto Ronaldinho Calazans e teve como proposta apresentar e valorizar o trabalho desenvolvido pelas crianças, bem como dar visibilidade ao tratamento ofertado pelo CAPS i.

O centro oferece serviços voltados para o tratamento de transtornos mentais leves a severos. Crianças e adolescentes são acompanhados por uma equipe multidisciplinar de psiquiatria, enfermagem, serviço social e psicologia. O tratamento pode ser dividido em 3 modalidades: não intensivo, semi-intensivo e intensivo.

De acordo com Tamires Rocha, coordenadora e psicóloga do CAPS i, o acompanhamento é individual: “o tratamento é singular, ou seja,  é feito um estudo de caso, e depois são estabelecidas metas de intervenção e reabilitação específicas para as necessidades de cada paciente que é acolhido pela unidade”, ressaltou.

Durante o encontro desta sexta, os visitantes puderam interagir, fazendo trabalhos artísticos. Os presentes também ouviram uma apresentação do grupo da oficina de violão do CAPS i. Pipoca e algodão doce fizeram a alegria das crianças.

Segundo Tamires, o trabalho desenvolvido com os pacientes tem dado retorno positivo: “até o momento, nós temos observado que, toda vez que o paciente começa a participar do tratamento, contando com a colaboração da família que segue as orientações e levam as crianças para o acompanhamento regularmente, os sintomas reduzem consideravelmente. As atividades desenvolvidas têm ajudado os acolhidos a confiarem em si mesmos, acreditarem nas próprias capacidades e nas suas potencialidades. As crianças têm conseguido melhorar o comportamento, convívio e adaptação social e escolar”, complementou.